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Em meio à modernização do ambiente corporativo proporcionada pela tecnologia, muitas pessoas procuram entrar em contato com empresas através das mídias sociais. O serviço de atendimento ao cliente online tem conquistado um maior espaço no mercado e muitas companhias utilizam redes sociais como Facebook e Twitter para comunicar-se com os consumidores para solucionar dúvidas ou reclamações, por exemplo.
Diante disso, separamos 3 recomendações para a empresa que deseja atender melhor aos clientes pela internet:
1. Acompanhar as principais tendências
Para aumentar a eficiência do atendimento online, é importante que a empresa siga frequentemente as principais tendências do momento. Por meio da busca por palavras-chave nas redes sociais, por exemplo, é possível ver o que o seu público-alvo mais procura na internet e quais são os assuntos mais comentados. Além disso, essa prática pode facilitar a percepção que os clientes têm a respeito da marca e o acompanhamento daquilo que está sendo abordado pela concorrência.
2. Obter dados dos consumidores
É interessante que os clientes enviem à gestão de relacionamento da companhia os nomes de suas contas em redes sociais como Twitter e Facebook. Isso mantém a empresa sempre atualizada. Muitos consumidores podem se sentir inseguros ao passar esses dados. Portanto, a companhia precisa demonstrar confiabilidade. Uma boa forma de fazer isso é incentivar os clientes enviando benefícios como cupons de desconto.
3. Ir além da expectativa dos clientes
Uma empresa pode conquistar o público quando sabe inovar e superar as expectativas dos consumidores. Algumas ferramentas específicas podem ser úteis para obter informações importantes. Por exemplo, uma companhia de turismo pode coletar dados referentes às postagens dos seus seguidores no Twitter, identificando o que eles mais estão buscando. Caso a maioria deles esteja procurando dados relativos a um lugar específico, uma boa forma de surpreendê-los seria twittar dicas sobre os principais pontos turísticos neste local.
A partir destes três passos, a empresa pode estabelecer um relacionamento mais próximo com o seu público, facilitando a comunicação entre marca e público-alvo e muitas vezes contribuindo para a resolução de pequenos problemas, como reclamações nas mídias sociais.