Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Descubra como crescer além do seu core business

Foto: Shutterstock


Quem esperaria um dia ver a maçã mordida da Apple em um aparelho celular e não apenas em um computador? Ou ainda, quem imaginaria um dia que o Netflix seria uma empresa de tanto sucesso a ponto de ser comparada com um canal de TV? Esse crescimento para fora do chamado core business, ou da área principal do negócio, tem se tornado cada vez mais comum.

Segundo a revista norte-americana Harvard Business Review, são identificados seis tipos de movimentos:

1. Mudar o “core business” para um novo lugar fisicamente
2. Implantar um novo canal de distribuição
3. Passar a atender um novo segmento de clientes
4. Vender um novo conjunto de produtos para os seus clientes
5. Integrar novas etapas ao longo da cadeia de valor
6. Construir um novo negócio com base nas suas capacitações

O artigo também mostra que, analisando os movimentos de expansão de duzentas companhias, apenas cerca de 20% obtiveram sucesso. A maior parte das iniciativas não deu certo porque as empresas se distanciaram muito de seu core business e de forma rápida demais em áreas que elas não possuam habilidades. No caso das companhias que atingiram o sucesso, a estratégia usada foi, na maior parte, vender novos produtos para os clientes que já existiam. O estudo concluiu que movimentos para se desenvolver além do core business, que antes eram tidos como impossíveis décadas atrás, hoje têm se tornado cada vez mais rápidos com a capacidades das empresas de adquirir novas habilidades.

Um bom começo para crescer além do seu core business é refletir sobre as perguntas a seguir:

1. Quais são as capacidades que diferenciam o seu negócio?
2. Qual é o estado dessas capacidades em relação à concorrência? Será que os clientes concordam com você?
3. Quais são os novos recursos que precisam ser adicionados para atingir o status de classe internacional? Qual é o plano para adicioná-los de maneira eficiente?
4. Quais são as oportunidades de crescimento que essas novas capacidades permitirão a curto e a longo prazo?
5. Será que você está investindo o suficiente?

Investir em capacitação pode determinar o quão além do seu core business você pode se aventurar com sucesso!






 

 

Post ID: | Current Page ID: 5551

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.