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Como colocar uma ideia de negócio em prática

Provavelmente, você já deve ter tido uma ideia de negócio boa, mas não soube executá-la. Na prática, a intuição não basta: é preciso estruturar um planejamento, saber se programar – especialmente financeiramente –, além de fazer análises sobre diversos aspectos relevantes para o sucesso de um empreendimento.

Um erro basta para que a iniciativa pensada não saia do papel. Por esse motivo, confira o que é necessário verificar antes de decidir colocar uma ideia de negócio em prática:

VIABILIDADE

Questione-se sobre o porquê de transformar a ideia em uma empresa. Vale a pena? O negócio não será mais do mesmo no mercado? Você está preparado para entregar produtos e serviços que atendam às expectativas dos potenciais clientes? Antes de começar a planejar o projeto, descubra se ele é realmente viável.

CUSTOS

Você tem orçamento necessário para bancar a criação de um negócio? Faça as contas. Quanto será necessário para colocar a ideia em prática? Lembre-se que é necessário ter mais renda do que for previsto, para cobrir supostos imprevistos. Evite dívidas: analise os riscos, opte por recursos próprios.

PLANEJAMENTO

Comprovada a viabilidade da ideia, descubra o que é fundamental para dar continuidade ao projeto. O que é preciso para colocá-lo em prática? A partir das respostas, estruture um planejamento estratégico com ações e metas para cumprir e procure segui-lo com disciplina.

O negócio será online ou presencial? Qual será meu plano de atuação no mercado? Qual meu nicho de clientes? Quais áreas vão compor minha empresa? Faça um estudo de mercado e analise, também, a concorrência. Pesquisar nesse momento é mais do que necessário.

FUNCIONÁRIOS

Provavelmente, sua empresa vai precisar de funcionários. A contratação de profissionais deve ser feita com cautela, afinal, você precisará ter pessoas qualificadas ao seu lado, que garantam o bom desempenho do negócio. Analise o comprometimento de candidatos e como eles podem contribuir com a evolução da organização. Veja o que o seu empreendimento precisa para dar certo e busque essa característica na hora de decidir contratar.

PROCESSOS

Todo negócio precisa ter processos e procedimentos que garantem o bom andamento da empresa. Analise como a empresa deve funcionar para, então, definir cargos, horário, metas e, especialmente, políticas – que servirão de orientação para todos os funcionários, sem exceção.

ATUAÇÃO

Com todos os pontos definidos, é hora de iniciar a atuação no mercado. Defina metas e estratégias para verificar como está o andamento do negócio e quais pontos precisa otimizar ou continuar. Trabalhe com foco na satisfação do cliente: especialmente no início, mostre que a empresa está disposta a atender às necessidades de consumidor e que está disposta a entregar o melhor resultado entre a concorrência.

O foco, no primeiro momento, não será rentabilidade, e sim conquistar clientes fiéis, que garantirão a continuidade da organização.

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