Entre as qualidades que um líder deve ter está a comunicação: um bom gestor deve ser um bom comunicador – seu posicionamento afeta diretamente o andamento dos planos a serem implantados.
De maneira superficial, a comunicação é baseada na troca de informações, como delegação de responsabilidades e definição de expectativas. Por isso, no seu papel, é preciso ter cuidado com a forma que se comunica: as mensagens devem ser passadas com clareza, evitando que surjam dúvidas na sua equipe sobre o conteúdo apresentado.
Um dos principais motivos de conflitos em equipes é a interpretação equivocada dos fatos. Como a maneira com a qual você se comunica afeta diretamente seu time, descubra estratégias para melhorar suas habilidades de comunicação.
ESCOLHA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Verifique se você está escolhendo a plataforma de comunicação mais efetiva. Os canais devem ser apropriados de acordo com a mensagem que você deseja passar.
Um grupo para trocar mensagens é efetivo para ações do dia a dia; reuniões e encontros presenciais são necessários para assuntos mais sérios ou para discutir informações confidenciais, apresentar resultados etc.
PRESTE ATENÇÃO NO SEU POSICIONAMENTO
Quando quiser passar uma informação, lembre-se do que você quer dizer e como seu ouvinte pode interpretá-lo. Por exemplo, se um funcionário não conseguiu cumprir um prazo e você quer mostrar como não cometer o erro novamente, preocupe-se em não fazer com que ele se sinta culpado, mas sim mostre como pode desenvolver-se para situações futuras. A interpretação dependerá de seu posicionamento, da maneira como fala e ensina.
SEJA CONCISO E DIRETO
Uma pessoa concisa é aquela que consegue se comunicar de maneira objetiva e sucinta. A concisão permite que você transmita o máximo de informação possível, usando pouco espaço e economizando tempo. Fale apenas quando tem algo a dizer, e garanta que o seu ponto está claro para a pessoa com quem você está falando.
OUÇA COM ATENÇÃO
A verdadeira comunicação é uma via de mão dupla. Se um membro da equipe quiser opinar algo ou falar durante reuniões ou até mesmo apenas com você, concentre-se no que ela tem a dizer. Olhe nos olhos do profissional, mostre que está interessado no que diz e responda conforme o que foi exposto.
MANTENHA-SE DISPONÍVEL PARA CONVERSAS
Sua equipe precisa confiar em você e sentir que você está aberto para conversas. Não é possível estar disponível o tempo todo, mas é vital que eles se sintam confortáveis em falar quando quiserem. Seja paciente e demonstre atenção em seus pensamentos e opiniões, assim, eles ficarão mais propensos a compartilhar eventuais problemas e situações com você – que deve ficar a par de tudo o que acontece na área.