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Colaboradores revelam 6 erros cometidos por líderes


Mesmo grandes gestores são suscetíveis a falhas que podem influenciar negativamente nos resultados da empresa. Conhecer os erros cometidos por líderes é uma boa oportunidade para refletir sobre o seu desempenho.

Recentemente, o empreendedor norte-americano Marcel Schwantes compartilhou na revista 'Inc' um estudo que ele realizou através do LinkedIn para descobrir quais são os erros mais cometidos de acordo com os próprios colaboradores. Foram recebidas mais de 100 respostas. Confira a seguir 6 dos erros mais relatados:

1. Ser arrogante
Um dos maiores erros comunicados pelos entrevistados é a incapacidade para administrar o próprio ego, causando uma postura arrogante e, consequentemente, conflitos entre as pessoas.

2. Não saber lidar com feedbacks
Quem melhor do que um funcionário para informar como os processos e o relacionamento com clientes e fornecedores estão evoluindo? No entanto, segundo os colaboradores entrevistados, muitos líderes não reagem de maneira receptiva a um feedback.

Algumas ações descritas foram:

- Tentar reverter a situação de um feedback demonstrando conhecimento e experiência;
- Atuar defensivamente;
- Dar feedbacks que não contribuem para o desenvolvimento dos profissionais;
- Acreditar que sabe o que os funcionários desejam sem ao menos perguntar a eles.

3. Microgerenciamento
De acordo com a pesquisa, líderes que praticam um estilo de gestão que domina processos e pessoas, centralizam as decisões e espalham medo entre os funcionários não motivam e engajam a equipe.

4. Não escutam os outros
Para ser efetiva em uma organização, a comunicação deve ser uma via de mão dupla entre líder e liderado. No entanto, de acordo com os colaboradores, uma das grandes falhas dos líderes é não escutar verdadeiramente o que os funcionários estão falando, suas opiniões e comentários.

5. Falta de valorização
Líderes que pensam que ninguém é insubstituível e não se importam com o valor dos membros do time estão cometendo um erro grave. De acordo com os entrevistados, para valorizar os funcionários, ele pode, por exemplo, identificar as habilidades e pontos fortes exclusivos de cada pessoa e usá-los onde eles são mais adequados para os resultados de negócios.

6. Não se desenvolvem como líderes
Um dos sentimentos compartilhados no estudo é que alguns líderes não investem no próprio crescimento profissional. Como consequência, algumas das falhas relatadas foram problemas de comunicação e ego.




 

 

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