Busca
Agronegócio Empreendedorismo

As características de 3 grandes líderes mulheres

Foto: Shutterstock

Observar traços e particularidades de outros líderes pode contribuir para o desenvolvimento de seu próprio processo de liderança. Pensando nisso, conheça as características de 3 grandes líderes mulheres, reveladas durante o evento Women in Leadership Summit 2015, da Harvard Business Review Brasil:

Quer saber mais sobre empreendedorismo feminino? Cadastre-se gratuitamente e ouça nosso podcast.
1. 'Liderar não é ser chefe, é trazer as pessoas na jornada com você' - Fernanda Romano, sócia da Malagueta
Cresci ouvindo meu pai e minha mãe dizer que eu não herdaria nada além do que estava na minha cabeça. Portanto, sempre estudei muito. Além disso, sei montar um time como poucas pessoas que eu conheço e isso é muito importante na minha área.

Também acho que sou uma vendedora incrível e faço muitas conexões com uma velocidade bastante rápida. Isso porque eu consumo muita informação e leio tudo o que está na minha frente. Acho que isso faz diferença na hora que você precisa incluir um contraponto para a sua equipe. Isso faz toda diferença no meu jeito de trabalhar.

2. 'Meu sonho sempre foi fazer a diferença em qualquer lugar que fosse e é isso que me moveu pra chegar onde estou' - Flávia Bittencourt, diretora geral da Sephora Brasil
Quando cheguei à Sephora, o escritório era pequeno, todas as salas de gerentes não tinham janela para dentro do escritório e possuíam uma porta preta. A primeira coisa que fiz foi quebrar as paredes do escritório: isso falou muito sobre a cultura que eu gostaria que a empresa tivesse. Quando tomei esta atitude, gerentes e diretores começaram a se sentar próximos de suas equipes e com isso, eu estava dizendo que acredito em trabalho em equipe. Quando eu decidi derrubar as portas pretas, eu estava dizendo que você não precisa bater na porta pra falar com seu chefe.

Eu queria uma estrutura menos hierárquica e menos formal, onde as pessoas tivessem facilidade pra se comunicar. Ninguém faz nada sozinho: é necessário trabalho em equipe pra poder trocar ideias sobre como atingir determinado objetivo. Isso conta muito sobre o meu estilo de liderança. Ter um objetivo em comum é o que faz toda diferença no meu estilo de liderança e o que eu tenho de melhor é saber vender uma visão.

3. 'A colheita vem do plantio' - Sonia Fanhani, CFO da Schneider Electric
Eu tenho sede grande por conhecer pessoas, aprender coisas novas e dividir histórias. Também sou muito boa em desenvolver pessoas e instiga-las a serem melhores porque você não faz nada sozinho: você precisa da equipe e de um progresso coletivo.

Os 3 grandes ingredientes para o meu sucesso foram vontade, coragem e apoio familiar. Além disso, o meu estilo profissional é dar um passo de cada vez e não ficar viciada no caminho do 'matar ou morrer'.
 

O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Post ID: | Current Page ID: 5117

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.