Busca
Agronegócio Empreendedorismo

7 práticas que podem ajudar um líder a sentir-se motivado

Foto: Shutterstock

Sentir-se motivado é um importante impulso para atingir os objetivos pessoais e profissionais. Líderes motivados transmitem confiança e otimismo para as equipes, aumentando o rendimento dos colaboradores.
 
De acordo com uma pesquisa da revista VOCÊ S/A, mais da metade dos entrevistados entende que a motivação no trabalho é mais importante do que a remuneração e o bom relacionamento com os colegas de profissão.
 

Veja a seguir 7 práticas simples que podem ajudar um líder a sentir-se mais motivado em seu dia a dia:

1. Comemore as pequenas vitórias

Reconhecer pequenas ações vitoriosas ajuda a criar bons hábitos e podem influenciar positivamente o ambiente. Celebrar as conquistas junto com os colaboradores é uma oportunidade de compartilhar as emoções.

2. Corte sua lista de tarefas quando necessário

A agenda de um líder é repleta de reuniões e atividades importantes. Se você está muito estressado ou cansado, quando possível, tente cortar algumas tarefas que podem ser prorrogadas.

3. Adapte-se aos novos hábitos

Faça com que a sua mente enxergue o lado positivo dos novos hábitos. Se você está acordando duas horas mais cedo do que o normal, por exemplo, encare como duas horas extras para o seu dia ser mais produtivo.

4. Faça pausas

Estudos mostram que realizar pausas é muito importante para manter a produtividade. Tente programar em sua rotina alguns momentos de descanso. Dessa forma, é mais fácil retomar uma atividade com mais entusiasmo.

5. Seja gentil com si próprio

Pare de comparar a sua grama com a do vizinho. O ditado serve tanto para as realizações pessoais como para as profissionais. Seja gentil com você mesmo e valorize as suas conquistas.
 

6. Guarde para si suas expectativas

Tente evitar compartilhar um plano ou uma intenção com uma grande rede de amigos em uma rede social, por exemplo. O feedback positivo pode provocar a sensação de que você já atingiu seus objetivos, mesmo que o projeto ainda esteja em fase inicial. Guarde para si suas metas e deixe para compartilhar quando elas já tiverem sido alcançadas.

7. Faça o que você ama

Nem sempre é possível realizar as tarefas de que mais gostamos com frequência. No entanto, para sentir-se motivado, é fundamental encontrar atividades que lhe proporcionem prazer e tentar praticá-las o máximo que der.

O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.