A importância das metas para o sucesso de um negócio

Desenvolver metas é fundamental para melhorar o desempenho de uma empresa

Publicado em 26/01/2021

Metas são os recursos utilizados pelas empresas para transformar sua missão em sucesso. Defini-las é o primeiro passo que uma organização que deseja alcançar o sucesso deve dar.

Para que um negócio seja bem-sucedido, os colaboradores precisam saber exatamente para onde devem ir: sem objetivos estruturados, ficará difícil mensurar o desempenho dos funcionários e a produtividade da companhia.

Como o planejamento é a base de uma gestão eficiente, as metas de um negócio não podem ser inatingíveis, caso contrário, a empresa terá dificuldades de se posicionar positivamente no mercado. Mas, como criar objetivos de maneira assertiva? Confira abaixo:

Crie metas reais

Os objetivos de uma empresa precisam ser alcançáveis. Na hora de elaborar as metas, é preciso se perguntar “isso é possível?”, se a resposta for um talvez, o planejamento pode estar indo na direção errada. Lembre-se: é preciso que todos os funcionários estejam comprometidos com seus objetivos; se eles foram impossíveis de serem cumpridos, prepare-se para ter colaboradores desmotivados e frustrados.

Cuidado com metas muito fáceis de serem alcançadas

Estabelecer metas reais não significa eliminar os desafios para a empresa e para o time. Colocar como meta aquilo que a empresa já consegue realizar normalmente não traz desenvolvimento ou evolução alguma. 

Use indicadores que realmente promovam o sucesso do negócio

Atenção para não colocar como metas situações que não contribuam diretamente para os resultados. Por exemplo, colocar como meta uma determinada quantidade de orçamentos realizados pode fazer o vendedor se focar apenas em realizar orçamentos, independentemente da real condição de fechar a venda. 

Saiba medir os resultados e reavalie os objetivos frequentemente

Metas nunca podem ser definitivas. É preciso reavaliá-las de tempos em tempos, para certificar-se de que a empresa e os funcionários estão indo no caminho certo. Para analisar a efetividade dos objetivos, crie um cronograma de acompanhamento e não deixe de controlá-lo. Caso o resultado não esteja saindo como o esperado, redistribua os objetivos ou repense novas direções. Metas mais específicas e realistas são mais fáceis de mensurar e costumam sofrer menos alterações.

Não imponha metas

Será muito difícil conseguir adesão às metas caso elas sejam simplesmente impostas à sua equipe. Faça uma conversa com seus funcionários, procurando ouvir a opinião deles – que vivem o negócio diariamente – e verificar o que levar em consideração. Quanto mais colaborativa for a criação das metas, mais as equipes ficarão motivadas e maiores serão as chances de os objetivos serem alcançados.

Recompense o time

Campanhas de motivação podem ser fundamentais para que os funcionários cumpram as metas de maneira assertiva: saiba recompensar bons resultados e direcionar quem não está conseguindo cumprir com os objetivos. Incentivar o cumprimento, por meio de ações internas, ajuda a gerar resultados mais positivos e, consequentemente, mais lucro para a organização.

Tenha acesso aos conteúdos exclusivos do Programa Avançar, feitos para ajudar você a impulsionar o seu negócio! Cadastre-se gratuitamente em nosso portal e confira.