Busca
Agronegócio Sustentabilidade

5 erros de sustentabilidade que uma empresa pode cometer

Foto: Envato Elements

Apesar de gerar reações positivas, investir em sustentabilidade também pode ser um desafio. Nem sempre a simples inserção de propostas com viés sustentável basta. É necessário que a empresa tenha um planejamento e elabore uma análise mais aprofundados sobre os benefícios dessas ações.

Confira a seguir cinco erros de sustentabilidade que uma empresa pode apresentar e fique atento para não cometê-los.

1. Não abranger todos os setores da companhia

Pode ocorrer de o conceito sustentabilidade estar vinculado apenas a um setor da empresa. Portanto, é importante alinhar as visões e valores. Direcione as ações e objetivos sustentáveis a todos os setores da companhia. A sustentabilidade deve estar inserida nos processos, produtos e serviços prestados aos clientes.

2. Ações sustentáveis desvinculadas da proposta da empresa

Fique atento se as ações sustentáveis estão vinculadas à proposta da sua empresa. É fundamental, quando houver apoio às causas sociais, por exemplo, alinhá-las ao segmento do seu negócio, como produtos comercializados, serviços ofertados e propósitos defendidos pela companhia.

3. Comunicação ruim ou fora de contexto

Uma comunicação volúvel ou descontextualizada pode prejudicar a imagem da sua empresa, além de não engajar o público interno. Por isso, não poupe esforços para que as informações sobre a sustentabilidade sejam divulgadas de forma contínua.

Dessa forma, será mais fácil frear riscos desnecessários e, principalmente, alcançar os perfis ideais, uma vez que a empresa só adquire valor diante da prática sustentável se for notada pelo público que precisa impactar.

4. Conhecimento sustentável incoerente

Se os sistemas que geram a sustentabilidade não estiverem devidamente estruturados, os resultados dificilmente serão alcançados.

Se o conhecimento sustentável não é coerente ou sequer existe, o efeito das propostas para favorecer o meio ambiente é nulo. Invista em informação.

5. Olhar restrito

Amplie o leque de benefícios por meio da inserção de ações sustentáveis em sua empresa. A sustentabilidade pode ser conduzida pela estabilidade entre diversas dimensões – não somente as ambientais, mas também as econômicas, sociais e culturais. O resultado obtido em cada aspecto serve de exemplo para o surgimento de novos projetos.

Assim, os objetivos são alcançados com mais facilidade e, consequentemente, favorecem a imagem da sua empresa quando o assunto é sustentabilidade.

 

Quer acessar outros conteúdos para ajudar a desenvolver os seus negócios? O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.