Busca
Agronegócio Sustentabilidade

4 atitudes empresariais sustentáveis para colocar em prática



Atitudes empresariais sustentáveis estão sendo cada vez mais incorporadas às rotinas de organizações de diversos segmentos. Por sustentável, pode ser compreendida toda ação que resulta em menor utilização de recursos naturais, seja pelo reaproveitamento ou pelo emprego de materiais e fontes energéticas de menor impacto ambiental.

Além da preservação dos ecossistemas, ser sustentável também significa ter mais poder de atração de investimentos. É o que aponta a pesquisa da Ernst & Young, que entrevistou 320 investidores de diversos países. 92% deles entendem que a governança e a responsabilidade ambiental influenciam nos resultados financeiros.

Quer saber como ser mais sustentável com muita rapidez e investimentos baixos? Confira as 4 dicas que destacamos neste artigo.

1. Engajamento social

Empresas ambientalmente responsáveis não adotam essa postura apenas dentro de seus muros e divisórias. No âmbito das comunidades em que estão sediadas, elas procuram, de alguma forma, colaborar para fazer valer seu papel de agente transformador.

Um bom exemplo disso é a própria Google, que põe em prática a engenharia sustentável. Mesmo fazendo uso de uma colossal infraestrutura para manter seus servidores, a gigante da internet se esforça por manter uma política que beneficia as comunidades que abrigam suas máquinas.

Um exemplo disso acontece em St. Ghislain, na Bélgica. Lá, a água utilizada para o resfriamento dos servidores é toda tratada a partir de central própria, poupando a água destinada ao abastecimento da cidade.

2. Certificações ambientais

O selo ISO é uma das mais importantes chancelas ambientais concedidas a empresas que comprovam a qualidade de suas práticas, de seus processos e a aplicação diligente das normas. No quesito ambiental, o selo ISO 14001 é a garantia de que a empresa detentora segue práticas ambientalmente corretas e que valoriza a sustentabilidade nos negócios.

Além do ISO 14001, existem outras certificações como Leadership in Energy & Environmental Design (LEED), Procel Edifica e outras destinadas a segmentos específicos.

3. Endomarketing sustentável

Ferramenta para aumentar o engajamento e a motivação de funcionários já bastante conhecida, o endomarketing pode ser também um veículo de propagação de atitudes empresariais sustentáveis.

Banners afixados em locais de grande movimentação, como refeitórios, e com conteúdo estimulando o descarte correto de resíduos exercem influência positiva no comportamento das pessoas. Da mesma forma, avisos em banheiros alertando para o uso consciente da água e da energia elétrica são maneiras simples e eficazes de engajar as pessoas.

4. Energia solar

No Brasil, o sol irradia praticamente o ano inteiro, até mesmo nas regiões menos aquecidas, como sul e parte do sudeste. Aproveitar tamanho potencial energético pode ser uma excelente forma de poupar os recursos naturais e ao mesmo tempo economizar na conta de luz.

Isso acontece porque a energia solar custa menos do que a que é fornecida pelas concessionárias, e o retorno sobre o investimento pode ser percebido em pouquíssimo tempo. Informe-se, confira os muitos benefícios de investir nesse tipo de fornecimento de energia e entre para o time das organizações que têm atitudes empresariais sustentáveis nos negócios.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.