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Agronegócio Internacionalização

O que não fazer na hora de exportar seus produtos


Foto: Envato Elements

A era da internet e da hiperconectividade não revolucionou apenas a comunicação. Uma série de outros setores foram profundamente impactados, como
 a economia e as atividades comerciais, que se tornam cada vez mais internacionais – inclusive para novos empreendedores que apostam nesse tipo de prática comercial.

No entanto, diante de um cenário bastante competitivo e das dificuldades que surgem em um panorama internacional, existem situações que podem atrapalhar esse processo. Com base em experiências negativas registradas por empresas que tentaram vender fora do Brasil sem tomar as devidas precauções, listamos os principais pontos sobre o que não fazer na hora de exportar seus produtos. Confira a seguir.

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Planejamento

Não basta simplesmente criar um e-commerce ou passar a vender seus produtos para fora do Brasil. Existe toda uma rede de informações que são fundamentais para essas atividades. Entre elas: mercado consumidor, demanda, concorrência e legislação, entre outros tópicos.

Atuar com a exportação sem ter um mínimo conhecimento desses detalhes pode significar uma falha grave de planejamento – e um aumento considerável nas chances de fracasso.

Falta de foco

Muitas vezes, quem entra na atividade de exportação o faz em paralelo com outra atividade comercial interna. Nesses momentos, é importante ter em mente que a fatia exportadora tem peso semelhante no andamento dos negócios. Sendo assim, dar muita atenção ao mercado interno (ou vice-versa) pode gerar um desequilíbrio no andamento dos negócios.

Saiba direcionar de forma inteligente os esforços e investimentos para cada uma das atividades.

Ausência de comunicação e suporte

É fundamental ter um canal que forneça detalhes do mercado externo e, se for o caso, estabeleça um atendimento próximo para esse acompanhamento.

Um exemplo de comunicação falha é a ausência de um site bilíngue ou materiais que possam ser facilmente enviados com todos os detalhes dos serviços e produtos que oferece.

Com relação ao suporte, uma sugestão é ter uma parceria que forneça essa consultoria para suas atividades. É o caso do Portal Santander Trade, uma ferramenta que elabora análises de negócios internacionais embasada na expertise dos técnicos da instituição bancária. Saiba mais sobre essa solução clicando aqui.

 

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