Já não é tarefa fácil desenvolver e aplicar ações de divulgação em um país como o Brasil, onde os comportamentos e preferências dos consumidores são variados. Imagine então o desafio de se adaptar aos mercados fora do país! Por isso, veja nossas dicas de como ajustar suas estratégias para ter um bom marketing internacional. Boa leitura!
1. Crie uma rede de contatos internacionais
Atualmente, o marketing internacional está mais acessível às pequenas e médias empresas do que era no passado. Contudo, para conseguir melhorar sua expansão, é imprescindível aumentar os esforços e direcionar recursos a fim de alcançar os potenciais clientes em outros países.
A própria variedade de mercadorias disponíveis aos consumidores nos mercados internacionais dificulta a apresentação dos seus produtos como únicos. Por isso, destacar suas vantagens e diferenciais é trabalhoso, mas essencial.
O marketing internacional utiliza, basicamente, as mesmas ferramentas que o doméstico, ou seja, aquelas voltadas à conquista de um mercado específico. Mas não se esqueça de que há um grande diferencial: os clientes são de outra nacionalidade.
O seu público-alvo tem outros costumes e, sobretudo, outros hábitos de compra. Isso inviabiliza estratégias desenvolvidas exclusivamente a partir de uma mentalidade brasileira.
Como consequência, participar de uma rede de contatos com parceiros internacionais é uma alternativa capaz de revelar as particularidades de um público que, de outro modo, seria estranho à sua organização.
2. Fique atento às condições geográficas
Além do aspecto cultural, é preciso refletir sobre três questões que correspondem às estratégias essenciais do marketing internacional:
- quais são os mercados estrangeiros mais favoráveis;
- como estabelecer comunicações efetivas com esses clientes;
- o que deve mudar nas ofertas.
Para selecionar corretamente o mercado, é recomendável definir uma área geográfica de atuação que apresente, de fato, as melhores oportunidades de negócio.
Em seguida, analise as principais alternativas de comunicação, segundo as preferências do seu público-alvo. E lembre-se: quaisquer alterações necessárias nas ofertas de produtos devem ser tratadas de acordo com os componentes do mix de marketing: produto, preço, distribuição e promoção.
3. Prepare-se para negociar com clientes internacionais
As negociações com clientes internacionais também são diferentes das que ocorrem com o público local. Isso se deve principalmente às divergências culturais.
Estipule quais serão as etapas ideais de um processo de negociação internacional e, a seguir, estude os padrões culturais relativos ao uso do tempo, meios de comunicação e padrões decisórios.
Essa iniciativa é fundamental para que você compreenda os diferentes estilos de negociação e comportamentos comerciais existentes no mundo, e passe a agir de acordo com eles.
Depois de assimilar essas premissas, tomar as decisões adequadas e identificar quais serão os seus futuros clientes, a sua empresa estará em melhores condições de adaptar as estratégias para o marketing internacional e, assim, conquistar novos mercados.