Estimular a competitividade e promover a cultura exportadora é extremamente importante para ampliar as fronteiras de qualquer negócio. Por isso, a participação em feiras internacionais tem um papel muito emblemático neste processo, justamente por promover a promoção comercial de seus produtos e serviços.
A iniciativa, se bem organizada e explorada com bastante profissionalismo, resultará em exportações constantes e cada vez mais lucrativas. É preciso, contudo, aprender mais sobre as regras e exigências de outros países.
Pesquisa de mercado
É fundamental realizar uma pesquisa de mercado para conseguir destaque nas feiras internacionais. Tudo vai depender do objetivo que o empresário traçou em seu planejamento para eventos no exterior.
Na área comercial, o retorno acaba sendo mais imediato, enquanto na promocional pode ser de médio a longo prazo. É importante, portanto, buscar informações antecipadas do perfil da feira na qual você pretende expandir o seu negócio.
Estudar a concorrência
Uma tarefa árdua, porém, importante para adquirir sucesso em uma feira internacional é ter controlado o antes, durante e depois do evento. Isso nada mais é do que estudar a concorrência, já que em uma feira dessa magnitude estão rolando vários contratos com custos variados.
Diante deste cenário, procure compilar as tendências de mercado e fique atento a compradores em potencial, com objetivo de autenticar o investimento feito para atuar em eventos no exterior.
Vencer a burocracia
Um dos principais entraves para obter êxito na exportação de seus produtos tem relação com os trâmites burocráticos. No geral, existe falta de conhecimento de boa parte das empresas sobre como funciona o processo de comércio exterior.
Muitos empreendimentos possuem potencial para exportar, mas precisam adotar uma mudança de cultura. As feiras internacionais são oportunidades para adquirir conhecimento, que impacta na melhoria do produto e do serviço oferecido.
Erros que podem ser evitados
Ao intensificar a pesquisa sobre mercado você pode evitar erros que venham a comprometer os seus negócios fora do País. Um deles seria participar de eventos com segmentos não condizentes à sua empresa.
Marketing e planejamento fracos, produtos que não atendem as demandas do mercado exterior, objetivos não traçados com clareza, atividades mal executadas antes, durante ou depois da feira são exemplos de outras falhas que podem ser prevenidas.
Calendário de grandes feiras internacionais de negócios
Conheça algumas das principais feiras, suas descrições e países de realização.
Ferias Internacionais
Frankfurt (Alemanha) | Novembro | Segmento farmacêutico e de tecnologias médicas.
Düsseldorf (Alemanha) | Novembro | Impressão e Gráfica; Comunicação; Publicidade.
Hamburgo (Alemanha) | Novembro | Logística e Transporte.
FISE FERIA INTERNACIONAL DEL SECTOR ELÉCTRICO
Medellin (Colômbia) | Novembro | Setor Elétrico.
INTERNATIONAL HOTEL/MOTEL & RESTAURANT SHOW
New York (Estados Unidos) | Novembro | Hotelaria
Ferias Nacionais
São Paulo (São Paulo) | Maio | Supermercados.
São Paulo (São Paulo) | Maio | Energia Solar
Para conhecer outras feiras internacionais indicamos a utilização do site nFerias, ele centraliza feiras ao redor do mundo por assunto, país e data de realização.