Quando inseridas em outros países, as empresas diversificam sua fonte de lucros e não ficam dependentes de recursos de um só lugar, além de obter credibilidade nas negociações por trazer poder de barganha e enriquecimento mercadológico. A seguir, listamos as principais barreiras à internacionalização e como driblá-las para garantir bons lucros. Confira!
1. Seleção de mercado alvo
A falta de conhecimento e de contatos nos mercados nos quais se está operando o processo é um grande desafio da internacionalização. Segundo pesquisa da Regus realizada com mais de 20 mil executivos seniores e empresários, essa dificuldade foi também reconhecida pela maioria dos empresários portugueses.
Cada nação tem sua própria moeda, cultura, particularidades geográficas e histórico de desenvolvimento mercadológico, assim como limitações e avanços sociais que precisam ser analisados com cuidado.
Portanto, a pesquisa de mercado internacional é uma ferramenta estratégica importante. Já publicamos, aqui no portal, post indicando ferramentas online e gratuitas para fazer a pesquisa de mercado internacional.
Estude o tamanho do mercado, a concorrência, a aceitação do seu produto ou serviço, e, com base nesses dados, entenda o tamanho da operação a fim de definir os passos necessários para a implementação.
Para entender a dinâmica local e a mentalidade dos investidores é preciso estar lá. Então, faça pesquisas in loco também: é preciso que você passe um tempo no local e converse com as pessoas para entender como é o ecossistema. Isso também vai te ajudar a decidir, caso esteja em dúvida, entre Estados Unidos, América Latina ou países asiáticos.
2. Gestão internacional de recursos humanos
Encontrar pessoas qualificadas para trabalhar, sobretudo em altos cargos nas empresas, é outro desafio da internacionalização. A grande dificuldade reside em contratar e gerenciar pessoas capacitadas para comandar a operação local.
As empresas brasileiras têm que acertar na localização, oferecer produtos adequados e se aliar a parceiros estratégicos, dessa maneira, comprar uma empresa local ou uma filial com profissionais nativos pode ser a solução, pois essa equipe local conhece bem as nuances da região.
3. Rede de distribuição local
Pouco adianta produzir e levar seus produtos para um país estrangeiro se não conseguir difundir os bens ou serviços nos canais de distribuição mais adequados.
Quando se trata de parcerias, no caso dos países latino-americanos, a probabilidade de sucesso aumenta se você tiver um parceiro por lá, pois na América Latina, outros fatores, além de serviço e preço devem ser considerados. Abrir uma empresa local pode ser uma boa forma de expandir, mas antes verifique se as culturas são aderentes.
4. Inovação contínua
A inovação é uma exigência para conseguir se manter competitivo frente aos concorrentes globais, por isso, a empresa que pretende se instalar no exterior precisa estar sempre em busca de novas práticas, produtos e serviços.
Sem inovação, a qualidade dos produtos e serviços fica comprometida e perde mercado para a concorrência — e baixa qualidade resulta em uma barreira enorme à internacionalização das empresas brasileiras, não é mesmo?
Em síntese, conhecer bem o mercado que pretende conquistar e investir nas técnicas mencionadas já te ajudam — e muito! — a vencer alguns dos maiores desafios da internacionalização. Basta ter um pouco de paciência e estar sempre inovando.
Agora que você está pronto para superar qualquer desafio da internacionalização, conheça algumas alternativas de financiamento para a expansão do seu negócio!