Você planeja aumentar o faturamento da sua empresa expandindo seus negócios para fora do pais? Esse processo exige um conhecimento amplo sobre a lei vigente de outro país, taxa cambial e documentação necessária para a atividade. Procurar o auxílio de uma consultoria em exportação vai ajudá-lo a vencer a barreira do medo e conquistar um novo mercado!
O que faz uma consultoria em exportação?
A equipe terceirizada repassa ao gestor a informação necessária para que ele inicie a atividade no comércio exterior. Entenda melhor o trabalho da consultoria em exportação!
Diagnóstico da empresa e estudo de viabilidade
É fundamental avaliar a estrutura da companhia antes de começar a exportar um produto. Como está o processo de produção e a parte financeira do negócio?
A equipe de consultoria faz esse diagnóstico para identificar se a empresa tem o que é necessário para iniciar a exportação ou se é preciso organizar a atividade interna ou desenvolver melhor o produto. Dessa forma, ao começar a expansão do mercado, você pode cumprir o prazo de entrega e atender bem o cliente.
Auxílio no procedimento burocrático
Uma equipe qualificada ajuda a sua empresa com o procedimento burocrático para a internacionalização. Isso envolve o aspecto fiscal e tributário do negócio e o cumprimento da lei conforme a atividade executada.
Além disso, a companhia precisa se inscrever no Registro de Exportadores e Importadores — REI, bem como se habilitar no Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros — RADAR. Isso permite a fiscalização e o rastreio da atividade da empresa junto à Receita Federal.
Além disso, o parceiro auxilia você a fazer o Registro de Capital Estrangeiro junto ao Banco Central. O procedimento exige uma documentação específica para manter a situação regular com o banco.
Fazer esse processo sem o suporte de uma consultoria em exportação pode gerar erro nos documentos e prejudicar a atividade.
Orientação sobre câmbio e tarifação
A consultoria orienta o empresário no contrato de câmbio e exportação. O parceiro também vai contribuir com uma informação sobre o melhor local para negociar o seu produto, o fornecedor mais adequado e o cálculo de conversão de moeda.
Muitas vezes, o serviço de consultoria ainda pode ajudar você a fazer a cobrança de um parceiro com o envio e recebimento de fatura.
Quais são os benefícios de contratar uma consultoria?
A busca de um parceiro para a internacionalização da companhia pode oferecer muitas vantagens:
- análise de diferentes mercados;
- aprimoramento do produto antes de iniciar a exportação;
- diminuição do custo operacional;
- aumento de rentabilidade;
- ajuda para uma negociação internacional mais segura;
- assinatura digital de contrato de câmbio;
- garantia bancária;
- apoio para participação em eventos de negócios;
- reconhecimento no mercado;
- controle de expedição;
- acompanhamento da taxa de conversão.
Buscar o suporte de uma consultoria em exportação é o modo mais eficaz de garantir o sucesso da sua empresa no mercado internacional. Essa também é uma maneira de encontrar um potencial cliente ou fornecedor e criar uma verdadeira rede de negócios.