O varejo é extremamente dinâmico e, por conta disso, torna-se fundamental acompanhar de perto cada transformação que vem sendo implementada no setor. Além de todo o impacto já causado pela tecnologia no varejo, estudos garantem que muita coisa ainda está por vir. Dessa forma, a empresa que souber se adaptar pode evitar prejuízo e ganhar competitividade.
A seguir, apresentaremos as principais tendências de tecnologia mo varejo, bem como seus benefícios. Confira!
1. IoT
O termo vem do conceito Internet of Things (Internet das Coisas, em português) e representa a capacidade que os novos sistemas e equipamentos têm de trocar informações por meio de uma conexão sem fio. O avanço dessa tecnologia se mostra acelerado em diferentes setores — indústria, comunicação, educação, saúde, e uso doméstico. No varejo, as possibilidades também são muitas e só tendem a aumentar.
Atualmente, há plataformas que identificam a circulação do consumidor dentro da loja e geram uma análise capaz de auxiliar as vendas. Graças a esse tipo de facilidade, é possível identificar a idade, sexo, humor e as preferências do comprador. Esse conjunto valioso de informações, quando combinado, pode favorecer a criação e a execução de uma campanha direcionada mais eficaz.
2. Chatbot
Um atendimento de qualidade é parte imprescindível de uma boa experiência de compra. É por isso que o chatbot, robô que simula conversação, vem ganhando espaço. Com uma rotina acelerada, o consumidor quer um acolhimento imediato para falar do problema que teve com o produto, realizar uma aquisição, tirar dúvida ou solicitar uma troca.
O chatbot é um sistema automatizado que opera com Inteligência Artificial e, entre outras funções, responde automaticamente às questões mais comuns do cliente. Ele também encaminha cada caso específico para o canal ou profissional de atendimento especializado que poderá ajudá-lo.
3. Computação em nuvem
A computação em nuvem disponibiliza plataformas de vendas e de gestão no ambiente digital, simplificando o acesso à informação e a execução de tarefas via internet, de qualquer dispositivo e de qualquer lugar do mundo.
No varejo, essa funcionalidade permite que o vendedor veja o controle de estoque em tempo real, compare preços ou consulte uma promoção, entre outras atividades que otimizam o atendimento.
Hoje em dia, softwares de gestão como o ERP (Enterprise Resource Planning) já são oferecidos na nuvem, o que facilita a implantação e garante segurança em relação a backups e arquivamento de dados.
4. Atendimento omnichannel
Quando uma empresa promove o atendimento omnichannel, ela integra os seus diversos canais de relacionamento com o consumidor em um único ambiente. Sendo assim, as melhores partes do mundo físico e do digital são agrupadas em uma plataforma que fornece uma experiência de compra ímpar.
Um exemplo é o VR-Commerce, sistema que utiliza a Realidade Virtual para criar um ambiente de compra completamente diferente de qualquer outro. Ele promete revolucionar o varejo. O sistema de Inteligência Artificial é aliado ao e-commerce, unindo os dados coletados do consumidor a uma experiência de gamificação — o que torna o processo mais lúdico.
5. Automação
A aplicação da tecnologia de automação é vista, por exemplo, no modelo de geladeira que identifica automaticamente quando um item está em falta, solicitando a entrega do produto específico junto ao supermercado cadastrado pelo dono. A mesma lógica pode trazer benefícios ao setor do varejo.
No estoque, na logística e no ponto de venda, podem ser automatizados aspectos como o controle de mercadorias armazenadas e a compra de reposição por meio de um sistema ERP, aproveitando a tecnologia no varejo.
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