Você já deve ter ouvido falar sobre Big Data, certo? Chamamos de Big Data a enorme quantidade de informações disponíveis no mercado que, conforme a pesquisa “A Universe of Opportunities and Challenges”, deve chegar a 40 trilhões de gigabytes até 2020. Estes dados, quando trabalhados, extraem informações úteis para que o gestor tome uma decisão mais precisa.
A grande novidade está no Small Data, algo como “pequenos dados”, uma tendência que pode modificar positivamente o cotidiano de uma pequena ou média empresa. Com uma análise adequada, é possível reunir dados como a percepção da marca por parte do público, a opinião do consumidor e a expectativa sobre um serviço ou produto.
Ficou curioso sobre o que é e como aproveitar small data no seu negócio? Continue lendo e confira!
O que é small data?
Small data corresponde aos dados fáceis de serem acessados em qualquer empresa, que podem ser obtidos sem grandes investimentos. Em outras palavras, small data constitui um conjunto mínimo de informações que podem ser facilmente compreendidas por um funcionário em busca de insights.
Por exemplo, em uma organização que oferece um treinamento ou curso online, pequenos dados podem ser:
? observações de instrutores;
? avaliações por pares de educadores;
? reflexões de alunos;
? auditoria de um consultor externo sobre a performance do aprendizado de cada estudante;
? elementos do site nos quais os alunos mais clicam;
? trechos das videoaulas que são pulados;
? perguntas frequentes.
Nesse ambiente, os pequenos dados podem ser analisados pelo desenvolvedor do curso para melhorar o conteúdo e a plataforma. Além disso, é possível personalizar o serviço ao avaliar como internautas assistem a um curso e como respondem melhor ao feedback do instrutor online, por exemplo.
Quais são as vantagens para a pequena ou média empresa?
· Obter informações precisas
Uma análise com base em small data é mais íntegra e facilmente verificável, o que evita distorção. Com ela, é possível definir um planejamento de marketing eficiente, segmentar o conteúdo produzido para o cliente, estabelecer prioridades com base em persona, entre outras ações que contribuem para uma boa administração.
· Oferecer praticidade
É mais fácil captar pequenos dados do que agrupar conteúdos de big data, além de ser simples avaliá-los. Isso é importante para uma empresa média ou pequena.
Por exemplo: se um potencial cliente realiza muitas marcações de determinado lugar em uma rede social, é possível usar ações de geomarketing para chegar até ele.
· Auxiliar nos programas de fidelidade
Uma organização pode usar pequenos dados para entender hábitos de seu público-alvo. Com isso, é possível montar um sistema de fidelização funcional, com benefícios customizados que vão de fato agregar valor.
A análise de small data é algo relativamente simples. Por exemplo, o histórico de compra de um consumidor (que quase toda loja mantém) já serve para orientar uma ação estratégica de venda a fim de agradá-lo e alcançar quem tem um perfil semelhante. Em todo caso, é preciso fazer uma boa análise e descobrir quais são as informações mais relevantes para seu negócio.
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