Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das 116 milhões de pessoas com acesso à internet no Brasil quase 95% utilizam a rede principalmente por celulares. Se a era do desktop ficou para trás, toda empresa deve investir em um site responsivo ou mobile para ser competitiva.
Seu site já está preparado para oferecer uma boa experiência ao usuário de um dispositivo móvel? Neste artigo, você vai descobrir a diferença entre site responsivo ou mobile e conhecer as vantagens de cada opção!
Qual é a diferença entre um site responsivo ou mobile?
Um site é responsivo quando ele se adapta ao tamanho da tela do dispositivo em que é exibido. O conteúdo será o mesmo, independentemente se o acesso é feito por um computador desktop, tablet ou smartphone. Além disso, os textos e imagens são sempre de um tamanho adequado, dispensando o uso do zoom.
Já o site mobile é aquele feito especialmente para dispositivos móveis. Em geral, ele fica em um subdomínio e é exibido quando a programação identifica o acesso vindo de um tablet ou smartphone. Como o seu design se assemelha ao padrão dos aplicativos para celular, a experiência de navegação nesse aparelho tende a melhorar muito.
Quais são as vantagens de cada um?
Tanto o site responsivo quanto o mobile têm características próprias, seja na hora da criação, seja no funcionamento em si.
Quando um site é pensado para ser responsivo desde o início, você consegue exibir o mesmo conteúdo em todos os dispositivos usando apenas alguns recursos de programação. A grande vantagem é que isso costuma diminuir bastante o investimento.
Já o mobile é a melhor opção para a empresa cujo site tem grande volume de conteúdo, como um e-commerce. Afinal, tornar responsivo um site desse tipo exige um gasto considerável de tempo e dinheiro.
Como se não bastasse, o site mobile ainda tende a ser leve e carregar mais rápido.
Por que toda empresa deve oferecer um site mobile friendly?
Desde 2015, o resultado de pesquisa do Google passou a priorizar os sites com design amigável aos dispositivos móveis. Por isso, se o site da sua empresa não for responsivo ou tiver uma versão mobile, você pode estar sendo prejudicado na busca do usuário.
A própria Google criou uma iniciativa de código aberto para melhorar a experiência de navegação na internet móvel. O Projeto AMP (de 'Accelerated Mobile Pages') possibilita criar sites rápidos, atraentes e de alto desempenho em várias plataformas de distribuição.
Além disso, a Google também disponibiliza uma ferramenta online com a qual você pode verificar se o seu site é mobile friendly ou não. Se quiser sanar essa dúvida, digite o seu endereço nesta página e faça o teste.
A sua empresa já adota um site responsivo ou mobile? Agora que você já sabe qual é a diferença e conhece as vantagens de cada um, escolha o modelo que atenda melhor à sua necessidade!
Se você está à procura de uma solução, o Santander tem parceiros que são referência no mercado para ajudar sua empresa a alcançar o sucesso no ambiente digital. Saiba mais aqui!