Se um site fora do ar já causa transtorno a uma pessoa comum, imagine no caso de uma empresa. Cada minuto offline pode representar prejuízo e significar a perda de clientes.
Pensando nisso, reunimos neste artigo as principais informações que você precisa saber para evitar que isso aconteça. Continue a leitura e confira!
Por que um site fica fora do ar?
São muitos os motivos que podem levar um site a ficar offline. Mas, de maneira geral, estas são as causas mais comuns:
· O domínio pode ter expirado
A renovação do registro de um domínio ocorre anualmente. Ainda que o proprietário receba um alerta por e-mail informando sobre a proximidade do vencimento, o fato é que muita gente acaba esquecendo.
Mais do que ficar com o site da empresa fora do ar, a não renovação do domínio pode fazer com que você perca o direito à utilização daquele endereço. Portanto, muita atenção!
· O servidor pode estar sobrecarregado
Às vezes o seu site pode receber um volume de acessos tão grande que o servidor simplesmente não aguenta.
Por isso, muito cuidado ao anunciar uma oferta atraente ou publicar um conteúdo com alto potencial de compartilhamento: você precisa estar preparado para atender à demanda.
· Pode haver algum erro de programação ou configuração
Alguns erros de programação no código do site podem impedir o carregamento correto de uma página, fazendo com que ela pareça estar offline. Por isso, todo cuidado é pouco ao fazer qualquer atualização estrutural.
Outro problema comum é um eventual erro de escrita na configuração do servidor. Nesse caso, o site inteiro costuma ficar fora do ar.
O que acontece quando um site fica offline por muito tempo?
Quanto mais tempo o seu site institucional ficar fora do ar, mais transtorno sua empresa poderá ter. Veja a seguir alguns deles!
· Perda de posicionamento no ranking de busca do Google
A velocidade com que o site é carregado e a estabilidade do servidor são fatores importantes de ranqueamento para o Google. Um site que fica offline constantemente pode ser bastante prejudicado.
· Perda de receita
Um site fora do ar por muitos dias pode ameaçar seriamente o seu negócio. Quem realiza vendas pelo site ou mantém uma loja virtual pode ter um impacto significativo na receita.
· Perda de reputação entre os clientes
Um site offline causa uma péssima impressão ao seu cliente ou potencial consumidor, deixando uma sensação de desleixo ou, na pior das hipóteses, falência — o que desestimula novas visitas.
Como evitar que isso ocorra?
É possível se prevenir contra todos esses contratempos tomando algumas medidas. Veja a seguir.
· Contrate um bom serviço de hospedagem
Quanto mais confiável o serviço de hospedagem, menos problema você terá com o data center.
Além disso, se houver a expectativa de muitos acessos, avalie a contratação de um serviço completo, de preferência com um servidor dedicado. Isso vai assegurar o bom funcionamento do seu site e evitar aborrecimento.
· Otimize o site
Procure seguir boas práticas de otimização. Remova todos os scripts desnecessários e faça uso de um sistema de cache. Um site muito pesado tende a sobrecarregar o servidor.
· Invista em segurança
É vital adotar todas as medidas de segurança possíveis no seu site. Um bom começo é elaborar uma senha forte caso você utilize um CMS como o WordPress, por exemplo.
Viu só quantos problemas um site fora do ar pode causar? Aproveite que o Programa Avançar conecta você a empresas parceiras e conheça as vantagens de contratar a Locaweb, pioneira em serviços de internet no Brasil. Clientes Santander têm 35% de desconto no primeiro pagamento de qualquer serviço contratado. Confira!