Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

Quanto investir em um computador para minha empresa?



 

Comprar ou atualizar os computadores do seu negócio é um ato importante para o bom andamento dos trabalhos, e que costuma acontecer com certa frequência – ainda mais se levarmos em conta que, cada vez mais, a tecnologia muda com muita velocidade.

No entanto, se você não é um aficionado em tecnologia (ou ao menos não possui noções básicas), a hora de comprar o computador para a empresa pode se transformar em um verdadeiro pesadelo.

O desconhecimento técnico pode acarretar em compras inadequadas: o investimento pode ser em um computador exageradamente potente ou, então, em um modelo que não suporte as funções básicas necessárias para seu empreendimento.

Esse guia rápido, logo abaixo, vai comentar algumas definições gerais que aparecem nos anúncios de novas máquinas. Leia com atenção e você saberá o básico para não cair na lábia de eventuais vendedores mal intencionados.

 

Que tipo de computador para a empresa você necessita?

Pode parecer bem básico, mas é fundamental saber diferenciar e escolher, exatamente, o que você precisa. Como as opções de preços e marcas hoje em dia são muito variadas, é possível, com o mesmo investimento, obter praticamente qualquer uma delas.

  • Desktop, ou PC, é o computador de mesa. Indicado para funções mais fixas em suas atividades. A opção de comprar uma máquina desse tipo montada “sob medida” na sua área de atuação pode ser uma boa ideia – desde que você possua fornecedores confiáveis.
  • Notebook é o computador portátil, que carrega sua empresa até o cliente ou mesmo transita no ambiente interno da organização. São potentes e confiáveis e, com configurações adequadas, conseguem dar conta de qualquer demanda do negócio.
  • Tablets e Smartphones são opções ainda mais portáteis e móveis, que devem ser avaliadas com cautela. Alguns tablets, principalmente, possuem tela grande que possibilita a exibição de trabalhos e acompanhamento de reuniões com clientes. No entanto, não deixe que a limitação dos recursos te coloque em uma saia justa em encontros importantes.

 

Os componentes fundamentais de um computador para a empresa

O processador da máquina é o item que será responsável pela potência e a velocidade de sua operação. Uma economia nesse tipo de componente pode significar problemas de desempenho. Novamente, é importante você ter consciência de quais funções serão exigidas no computador empresarial: um editor de textos e planilhas é bem mais leve que um software de edição de vídeos, por exemplo.

A memória também está diretamente ligada ao desempenho dos dispositivos. Quanto maior for a memória RAM, melhor serão rodados os programas e as janelas do sistema operacional.

O disco rígido ou HD será o espaço onde estarão armazenados todos os seus arquivos. Na hora de investir em um novo computador para a empresa, pode ser uma escolha inteligente optar por grandes espaços. No entanto, vale ressaltar que, posteriormente, é possível ampliar esse armazenamento com recursos como HDs externos ou computação na nuvem (cloud computing).

Post ID: | Current Page ID: 2550

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.