Em mercados que ficam mais competitivos a cada dia é difícil manter a lucratividade do seu negócio. Aprender como se manter atualizado perante as inovações se torna mais uma regra e menos uma opção.
A criatividade necessária para gerar inovação não é um dom divino. É uma habilidade que você pode aprender. Para começar a desenvolver essa habilidade, leia a lista dos três jeitos que você pode inovar como um artista.
1. Defina seu foco e identifique o que precisa mudar
A maioria das pessoas acredita que ter opções ilimitadas é uma coisa maravilhosa, mas não é bem assim. Possuir opções ilimitadas significa ter que lidar com infinitas soluções. Determinar qual delas é a melhor com um número de possibilidades tão grande seria uma tarefa extremamente estressante.
Como aponta Austin Kleon, autor do livro Steal Like an Artist (ou Roube como um Artista em português), “o jeito de superar o bloqueio criativo é simplesmente colocar limites sobre você mesmo. Pode parecer contraditório, mas quando o assunto é trabalho criativo, limitações significam liberdade.”
Por isso, defina quais resultados você acredita que deve ser o seu foco, assim como quais variáveis podem influenciar na garantia de que esse resultado aconteça. Por exemplo, se o seu objetivo é rapidez, foque nas variáveis que podem influenciar diretamente a velocidade do serviço ou produto da sua empresa.
2. Use tudo o que estiver a sua disposição
Às vezes, as coisas não vão como o planejado e você é obrigado a reagir na hora para dar conta do serviço. Numa carreira de fotógrafo, por exemplo, todos os dias o profissional é introduzido a eventos imprevistos que terão que ser resolvidos na hora. Não é raro que o tema de um ensaio seja descoberto apenas na hora do evento, o equipamento pode não ser adequado ao momento e talvez o fotógrafo precise improvisar para que o trabalho seja feito.
Bons artistas trabalham com fluidez. Eles têm a habilidade de se adaptar às situações a partir de uma avaliação instantânea da situação e das ferramentas disponíveis. Depois de definir o que eles querem que aconteça, você precisa pensar nas suas ferramentas. Elas são suficientes para atingir o objetivo que você definiu inicialmente? Se não, as ferramentas que você tem podem assumir um novo propósito?
3. Elabore a partir de soluções que já existem
Você não precisa reinventar a roda todas as vezes que algum problema surgir. Da mesma maneira que Henry Ford não inventou o carro, mas o melhorou. Artistas se inspiram em outros artistas o tempo todo, e você pode fazer o mesmo.