Foto: Shutterstock
Uma empresa precisa estar em constante movimento para se adaptar às novas demandas do mercado. Para isso, é importante planejar e criar processos inovadores. Às vezes, uma solução única, que tente impulsionar uma inovação generalizada, pode ser ineficaz. Portanto, para aumentar a capacidade de crescimento através da inovação, um líder deve organizá-la estrategicamente, reunir recursos e monitorá-la metodicamente.
Nessa hora, o empreendedor precisa ficar atento para não cometer alguns erros comuns que podem comprometer o sucesso de um processo inovador:
1. Cobrar experimentos sem oferecer um laboratório bem abastecido
Uma empresa precisa encontrar maneiras inteligentes de testar as inovações. Se a companhia não proporciona um espaço com materiais que tornem os experimentos possíveis, fica mais difícil para a equipe conseguir promover inovações.
2. Exigir ideias sem delimitar as áreas
É importante exercitar a equipe para que surjam novas ideias, no entanto, o líder também precisa pensar sobre os pontos de conexão lógicos dentro da organização. Por exemplo, refletir sobre a inovação em níveis de sistemas pode ajudar a ampliar as chances de sucesso.
3. Não ter um mecanismo que defina o que fazer com as ideias geradas
O processo é mais simples quando a empresa tem mecanismos para organizar fragmentos de ideias e transformá-las em inovações. Caso contrário, tudo que for criado será uma longa lista de ideias que, provavelmente, não se tornarão inovações. Portanto, é interessante desenvolver um conjunto de critérios para julgar as ideias e sugestões.
4. Pleitear um avanço sem possuir recursos
De nada adianta, um bom projeto de inovação se a empresa não possui recursos para financiá-lo. Por isso, o empreendedor precisa saber direcionar os recursos certos para as melhores ideias.
5. Tentar imitar o sucesso dos outros
Seja original e não aposte em copiar as ideias de outras empresas ou pessoas.
Leia também:
» O valor de um plano B na implantação de um projeto inovador
» Como um empreendedor pode criar novos mercados em meio ao Oceano Vermelho
Uma empresa precisa estar em constante movimento para se adaptar às novas demandas do mercado. Para isso, é importante planejar e criar processos inovadores. Às vezes, uma solução única, que tente impulsionar uma inovação generalizada, pode ser ineficaz. Portanto, para aumentar a capacidade de crescimento através da inovação, um líder deve organizá-la estrategicamente, reunir recursos e monitorá-la metodicamente.
Nessa hora, o empreendedor precisa ficar atento para não cometer alguns erros comuns que podem comprometer o sucesso de um processo inovador:
1. Cobrar experimentos sem oferecer um laboratório bem abastecido
Uma empresa precisa encontrar maneiras inteligentes de testar as inovações. Se a companhia não proporciona um espaço com materiais que tornem os experimentos possíveis, fica mais difícil para a equipe conseguir promover inovações.
2. Exigir ideias sem delimitar as áreas
É importante exercitar a equipe para que surjam novas ideias, no entanto, o líder também precisa pensar sobre os pontos de conexão lógicos dentro da organização. Por exemplo, refletir sobre a inovação em níveis de sistemas pode ajudar a ampliar as chances de sucesso.
3. Não ter um mecanismo que defina o que fazer com as ideias geradas
O processo é mais simples quando a empresa tem mecanismos para organizar fragmentos de ideias e transformá-las em inovações. Caso contrário, tudo que for criado será uma longa lista de ideias que, provavelmente, não se tornarão inovações. Portanto, é interessante desenvolver um conjunto de critérios para julgar as ideias e sugestões.
4. Pleitear um avanço sem possuir recursos
De nada adianta, um bom projeto de inovação se a empresa não possui recursos para financiá-lo. Por isso, o empreendedor precisa saber direcionar os recursos certos para as melhores ideias.
5. Tentar imitar o sucesso dos outros
Seja original e não aposte em copiar as ideias de outras empresas ou pessoas.
Leia também:
» O valor de um plano B na implantação de um projeto inovador
» Como um empreendedor pode criar novos mercados em meio ao Oceano Vermelho