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E-mails eficazes




Na era das mídias sociais e influenciadores digitais, bem como de recursos impressionantes de alcance nas redes, o correio eletrônico até pode parecer uma forma antiquada de comunicação. No entanto, o e-mail ainda é uma poderosa ferramenta para os negócios.

Seja para o cotidiano de troca de informações com clientes, colaboradores e parceiros, ou ainda para a divulgação e marketing, o envio de mensagens no correio eletrônico é uma maneira ágil e efetiva de realizar as operações necessárias em empresas de variados setores.

Para ser eficiente, um e-mail precisa de um conjunto de fatores. Entre eles, o assunto ou subject precisa ser atrativo o suficiente para se destacar nas caixas de entrada lotadas. Conheça nossas recomendações para escrever bons assuntos de e-mail.

 

1. Siga um tema

Todo e-mail precisa de uma temática central, um tópico que vai nortear o resto da mensagem e que vai indicar o seu conteúdo para quem o recebe.

Defina qual o tema a ser tratado, tendo em vista a linha de atuação do seu negócio e a natureza da comunicação realizada. Faça o esforço de permanecer no contexto e as mensagens terão maior destaque e tome cuidado para não exagerar no tamanho. Assuntos muito longos também não são bem-vistos e podem ser tomados como spam ou lixo eletrônico.

 

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2. Indique o nível de urgência

No caso de e-mails de comunicação interna com colaboradores ou mesmo de troca de mensagens com clientes, é importante que o assunto também indique qual o caráter de urgência e de necessidade da resposta por parte do receptor.

Utilize expressões claras como “urgente” ou ainda estipule prazos na própria linha de assunto.

 

3. Indique a ação envolvida

E-mails corporativos devem explicitar qual a ação e o trabalho envolvidos em seus assuntos. Trata-se de uma oferta de preços dos seus produtos ou negócios? Evidencie no assunto. Você precisa daquele relatório que pediu na outra semana? Deixe bastante claro. O receptor vai identificar o conteúdo e será capaz de fazer buscas eficazes dentro da sua caixa de entrada.

 

4. Mostre a natureza da mensagem

Outra ideia interessante está em indicar a origem ou natureza da comunicação que você envia por e-mail. Defina um padrão de identificação do assunto para a sua empresa, de forma que esteja claro para os receptores qual a intenção do envio. Indicações como “[divulgação]” ou “[comunicação interna]” podem funcionar bem.

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