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Com o lema 'O mundo é a sua casa', a plataforma de aluguel de quartos, casas e apartamentos Airbnb ganha a cada dia mais adeptos. Fundada em agosto de 2008, a companhia já está presente em 190 países. No Brasil, as operações foram iniciadas em 2012.
Com o lema 'O mundo é a sua casa', a plataforma de aluguel de quartos, casas e apartamentos Airbnb ganha a cada dia mais adeptos. Fundada em agosto de 2008, a companhia já está presente em 190 países. No Brasil, as operações foram iniciadas em 2012.
Para utilizar a plataforma é simples e funciona como uma espécie de rede social, já que o usuário precisa criar um perfil. As transações financeiras são realizadas sem agentes intermediadores. O segredo do sucesso? 'Um sistema de reputação bem concebido é a chave para construir a confiança', disse recentemente o cofundador do Airbnb, Joe Gebbia, em seu TED Talk.
Na palestra, Gebbia explica como a empresa consegue, a cada hospedagem, projetar uma alta confiança entre pessoas que nunca se viram antes. Para entender, é preciso conhecer a semente inicial do Airbnb. A companhia surgiu a partir de uma experiência própria vivenciada por Gebbia em 2007, quando morava em São Francisco, nos Estados Unidos. Ele e um amigo criaram um site para oferecer hospedagem a algumas pessoas que estavam na cidade para uma conferência e não conseguiram reservar hotel. 'Eu sempre achei que transformar o medo em diversão é o dom da criatividade'. A experiência deu tão certo que rendeu, além de dinheiro, novas amizades: 'talvez as pessoas que me ensinaram a rotular como estranhos sejam, na verdade, amigos esperando para serem descobertos.'
E foi assim que nasceu o 'Airbed and Breakfast', com a proposta de promover a economia compartilhada. 'Eu vejo um futuro de cidades partilhadas que nos trazem comunidade e ligação em vez de isolamento e separação', acredita o cofundador. Mas como fazer com que os usuários deixem de lado a ideia de que estranhos são sinônimo de perigo? A resposta está na estratégia de design utilizada pela companhia. 'O design correto pode ajudar a superar um dos preconceitos mais enraizados', explica Gebbia. Além de postar fotos convidativas, os usuários do Airbnb, inquilinos ou proprietários, são avaliados após utilizarem o serviço. 'Apostamos toda a nossa empresa na esperança de que com o design certo as pessoas estariam dispostas a superar o preconceito.'
Uma das estratégias para um bom design é a projeção das mensagens publicadas. O site utiliza um sistema que sugere o tamanho ideal e guia o usuário com as perguntas necessárias. Segundo Gebbia, em mais de 123 milhões de noites que o Airbnb já hospedou, foram constatados problemas em menos de 1%. O cofundador atribuiu o ótimo indicador a 3 fatores:
1. 'Uma sorte inacreditável';
2. 'O esforço da nossa equipe';
3. 'Existência de uma necessidade anteriormente insatisfeita.'
Assista na íntegra ao TED Talk com o cofundador do Airbnb, Joe Gebbia:
Na palestra, Gebbia explica como a empresa consegue, a cada hospedagem, projetar uma alta confiança entre pessoas que nunca se viram antes. Para entender, é preciso conhecer a semente inicial do Airbnb. A companhia surgiu a partir de uma experiência própria vivenciada por Gebbia em 2007, quando morava em São Francisco, nos Estados Unidos. Ele e um amigo criaram um site para oferecer hospedagem a algumas pessoas que estavam na cidade para uma conferência e não conseguiram reservar hotel. 'Eu sempre achei que transformar o medo em diversão é o dom da criatividade'. A experiência deu tão certo que rendeu, além de dinheiro, novas amizades: 'talvez as pessoas que me ensinaram a rotular como estranhos sejam, na verdade, amigos esperando para serem descobertos.'
E foi assim que nasceu o 'Airbed and Breakfast', com a proposta de promover a economia compartilhada. 'Eu vejo um futuro de cidades partilhadas que nos trazem comunidade e ligação em vez de isolamento e separação', acredita o cofundador. Mas como fazer com que os usuários deixem de lado a ideia de que estranhos são sinônimo de perigo? A resposta está na estratégia de design utilizada pela companhia. 'O design correto pode ajudar a superar um dos preconceitos mais enraizados', explica Gebbia. Além de postar fotos convidativas, os usuários do Airbnb, inquilinos ou proprietários, são avaliados após utilizarem o serviço. 'Apostamos toda a nossa empresa na esperança de que com o design certo as pessoas estariam dispostas a superar o preconceito.'
Uma das estratégias para um bom design é a projeção das mensagens publicadas. O site utiliza um sistema que sugere o tamanho ideal e guia o usuário com as perguntas necessárias. Segundo Gebbia, em mais de 123 milhões de noites que o Airbnb já hospedou, foram constatados problemas em menos de 1%. O cofundador atribuiu o ótimo indicador a 3 fatores:
1. 'Uma sorte inacreditável';
2. 'O esforço da nossa equipe';
3. 'Existência de uma necessidade anteriormente insatisfeita.'
Assista na íntegra ao TED Talk com o cofundador do Airbnb, Joe Gebbia:
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