A competitividade do mercado vem forçando empresas a otimizarem seus processos e a utilização dos seus recursos. Ao mesmo tempo, a mudança acelerada dos mercados tem exigido respostas rápidas das empresas e seus líderes. Hoje, é muito arriscado investir em produtos que só estarão prontos para o consumo daqui 2 ou 3 anos. Até lá, o mercado pode ser muito diferente.
Mesmo hoje, você pode aportar os melhores recursos em um excelente produto, colocá-lo nas prateleiras e nas propagandas, para só depois descobrir que ninguém quer comprá-lo. Imagine o desperdício de tempo e dinheiro. Nesse cenário, surgem as novas metodologias de gestão, chamadas de enxutas. Elas focam em criar protótipos e valorizar a experimentação.
Neste artigo, vamos mostrar a importância dos protótipos no lançamento de produtos e serviços, além das técnicas mais eficientes para acertar nas decisões de mercado.
Boa leitura!
Por que criar protótipos é tão importante?
A Lean Startup, metodologia de Eric Ries, foi criada para corresponder a novas expectativas do mercado. Ao invés de processos morosos e de equipes inchadas, era necessário obter um fluxo ágil de operações e um time enxuto, altamente focado em resultados.
Entre as premissas básicas da metodologia, a prototipação é um requisito indispensável. Na Lean Startup, é preciso construir produtos com velocidade e testá-los de imediato, fazendo ajustes constantes de acordo com o feedback dos clientes.
Trata-se, portanto, de uma proposta focada nas necessidades de consumo, buscando entregar valor em cada etapa de construção do produto. A estratégia de criar protótipos, nesse caso, serve para garantir o alinhamento com o mercado e alcançar a satisfação do cliente.
Quais são as melhores técnicas para criar protótipos?
Embora o protótipo seja importante no processo de concepção de um produto, é preciso tomar cuidados na hora de colocá-lo em prática.
Avalie a necessidade de criar um protótipo
Nem tudo precisa ser prototipado. Evite pecar pelo excesso e analise com atenção todas as etapas de desenvolvimento de produtos que já existem na sua empresa.
Em alguns casos, um protótipo não é necessário e pode, ao contrário do que se pretende, provocar o desperdício de recursos. Por isso, avalie com cautela!
Abuse das ferramentas de prototipagem
Se a opção for prototipar, ótimo! É o momento de colocar a mão na massa e explorar as potencialidades do projeto. Certifique-se de conhecer e de empregar as ferramentas adequadas ao seu objetivo.
Existem softwares que facilitam o processo de concepção e de testes, tornando a prototipagem ainda mais veloz. O Axure, com suas funções interativas, por exemplo, é bastante utilizado por designers de jogos e softwares.
Valorize a experiência centrada no usuário
As necessidades e os desejos do cliente devem ser o cerne de todo projeto. A missão do protótipo é garantir uma experiência positiva e satisfatória do usuário desde o primeiro momento. Esforce-se para compreender as dinâmicas de uso e entregue versões cada vez mais consistentes.
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