Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

Corporate venture: entenda o que é e porque as grandes empresas estão apostando neste conceito




O
corporate venture é uma forma de empreendedorismo corporativo, aplicada por quem quer dinamizar o processo de inovação. Geralmente, o negócio entra em conexão direta com uma startup para captar uma nova tecnologia ou modelo de negócio.

Se você ficou interessado no assunto, continue conosco e descubra por que tantas organizações estão apostando nesse conceito. Boa leitura!

O que é corporate venture?

É um modelo de inovação híbrido que combina a ação de pesquisa de uma empresa com o que há de melhor no mercado. O objetivo pode ser:

  • explorar uma nova tecnologia, ideia, oportunidade ou estratégia;

  • aperfeiçoar a cultura corporativa;

  • desenvolver uma marca mais atrativa para o stakeholder (seja parceiro, fornecedor, cliente ou a sociedade em geral);

  • atingir um novo mercado;

  • criar um produto;

  • reduzir o tempo na solução de problema com o uso de uma metodologia ágil.

Quais são as suas modalidades?

O conceito de corporate venture conta com 3 modalidades. Confira a seguir!

Corporate venture capital

Essa é uma forma de financiamento que apoia um negócio promissor. Embora qualquer investimento persiga o melhor retorno financeiro possível, esse não é o seu objetivo principal. Na maioria dos casos, consiste na estratégia de uma grande empresa para atrair inovação e estar mais perto das tendências do mercado.

Corporate venture interno

A opção pelo corporate venture interno é feita quando a ferramenta ou recurso utilizado para desenvolver a inovação é decorrente da própria organização. Pode ter vindo, por exemplo, de seu departamento de P&D ou da criação interna de uma startup de tecnologia.

Corporate venture externo

Nesse caso, a empresa conta com uma colaboração externa para adquirir a capacidade necessária para impulsionar sua inovação. Por exemplo, aproveitar a tecnologia de uma startup, aceleradora ou incubadora para a criação de um serviço ou produto.

Por que as grandes empresas buscam o corporate venture?

Toda organização que deseja diversificar sua atuação considera o corporate venture uma excelente maneira de se manter atualizada sobre tendências de mercado.

Nesse sentido, é possível optar por uma participação acionária em uma empresa menor, mais especializada, a fim de acessar determinado segmento.

Uma grande corporação que se engessa na hierarquia tradicional pode ter dificuldade para se mover com a rapidez que o mercado exige. Portanto, há inúmeros benefícios ao investir em um negócio menor e mais ágil. Essa é uma forma eficiente de se renovar e garantir o atendimento à necessidade do seu público em constante mudança.

Para a empresa investidora, o corporate venture serve como porta de entrada para a possível aquisição de uma startup inovadora. Desse modo, ela pode manter sua posição como líder de mercado, ainda que exista alguma empresa menor tentando superar a gigante pioneira.

Um bom exemplo disso é o Snapchat e o Instagram, que agora pertencem ao Facebook.

Quais são as desvantagens do corporate venture?

Ainda que investir em uma startup possa ser lucrativo, trata-se também de uma estratégia arriscada.

Quando uma ação perde valor, você pode se retirar do mercado para ver se ela se vai recuperar. Outra opção é vendê-la e ter uma perda. Mas, quando uma startup falha, a história é um pouco diferente.

Se a startup em questão estiver ancorada em um investimento vindo do corporate venture, o investidor pode não conseguir recuperar seu capital. Se a empresa tiver ativos, eles serão usados primeiramente para arcar com uma eventual dívida. O restante pode ser dividido, dependendo da maneira como o negócio foi estruturado.

Por outro lado, se uma startup não tiver nenhum ativo quando fracassar, a aposta no corporate venture costuma deixar o investidor com um prejuízo bastante significativo.

Post ID: | Current Page ID: 1548

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.