Prospectar clientes por e-mail é uma estratégia capaz de gerar novas oportunidades, se realizada com eficácia. Para a empresa atingir os resultados desejados, é importante que o e-mail consiga atrair e captar a atenção dos prospects.
A seguir, compilamos 4 passos para fazer um bom e-mail de prospecção de clientes:
1. O assunto
O assunto é um dos elementos que mais influenciam a abertura ou não do e-mail. Portanto, ele deve ser atrativo, objetivo e direto. Além de adicionar emojis, muitas companhias têm utilizado estratégias como: fazer perguntas, tom humorístico, conselhos e números ou percentuais.
Lembre-se de que o quanto mais personalizado for o assunto, maiores são as chances de prender a atenção do usuário. Além disso, aproveite para inserir as palavras-chave da marca e evite termos como 'promoção' e 'grátis'.
2. O conteúdo do e-mail
O corpo do e-mail precisa ser interessante o suficiente para fazer com que o leitor sinta vontade de responder. Para isso, a mensagem deve atender às necessidades do prospect e agregar um diferencial. Você pode, por exemplo, acrescentar perguntas personalizadas e fornecer cases de sucesso para que a pessoa possa avaliar concretamente a eficácia da solução ou produto.
Mostre ao usuário que a sua marca é especialista no tema sobre o qual ele está interessado, utilizando uma linguagem com a qual ele se identifica.
3. Call-to-Action
A estratégia de Call-to-Action, ou chamada para ação, deve ser selecionada de acordo com o estágio do funil de vendas em que se encontra o prospect. Algumas opções são: incluir perguntas, sugerir um contato mais aprofundado ou recomendar outros materiais já produzidos pela marca, por exemplo, e-books.
4. A assinatura
Para transmitir credibilidade e confiança ao leitor, a assinatura do e-mail precisa conter informações como:
• Nome completo
• Telefones
• Foto
• Perfil nas redes sociais
• Contato no Skype
• Endereço do site da empresa
Métricas de análise
A construção do e-mail de prospecção de clientes deve estar em constante processo de evolução. Para isso, é importante analisar com frequência as seguintes métricas:
1 - Índice de abertura;
2 - Índice de rejeição;
3 - Índice de respostas;
4 - Índice de conversão de prospects.
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