Foto: Shutterstock
Ao longo da última década, os fluxos internacionais de bens, serviços, finanças, pessoas e dados têm contribuído com, pelo menos, 10% do PIB mundial, somando U$ 7,8 trilhões em 2014. Os fluxos de dados foram responsáveis por U$ 2,8 trilhões do total. Os números fazem parte de uma recente pesquisa sobre globalização digital, divulgada pela consultoria global McKinsey.
Ao longo da última década, os fluxos internacionais de bens, serviços, finanças, pessoas e dados têm contribuído com, pelo menos, 10% do PIB mundial, somando U$ 7,8 trilhões em 2014. Os fluxos de dados foram responsáveis por U$ 2,8 trilhões do total. Os números fazem parte de uma recente pesquisa sobre globalização digital, divulgada pela consultoria global McKinsey.
Os resultados comprovam que há uma série de oportunidades para que as empresas aproveitem os fluxos de dados e alcancem escalas cada vez mais globais. Para isso, confira a seguir 4 recomendações para ser uma companhia mais digital, sugeridas pela revista Harvard Business Review:
1. Repensar a sua presença global
Nos dias atuais, as tecnologias digitais permitem que as empresas possam se globalizar intensivamente e com mais facilidade. Com a criação de equipes virtuais que colaboram remotamente, as companhias podem expandir para novos mercados, sem perder a agilidade. Há uma maior flexibilidade para contratar profissionais especializados, pois a área de recursos humanos pode usar plataformas online para realizar funções como essa.
As empresas que fornecem bens e serviços digitais podem ir ainda mais longe, entrando em novos mercados internacionais, sem estabelecer, necessariamente, uma presença física. O Netflix, por exemplo, criou um modelo de assinatura para streaming online, que permitiu ganhar clientes nos mais diversos países usando a tecnologia.
2. Intensificar as estratégias digitais de produtos e serviços
Algumas empresas que atuam em uma grande variedade de mercados globais oferecem seus produtos com personalizações que atendem às preferências dos consumidores locais. Para isso, é possível utilizar as ferramentas digitais para estudar o cliente. Grandes companhias como Facebook, Uber e Airbnb são bons exemplos de empresas que têm ampliado suas plataformas a fim de intensificar suas estratégias digitais.
3. Cresça
A transparência da informação oferecida pela internet demonstra que os consumidores de todo o mundo podem ver comentários instantaneamente. Se uma estratégia obtém sucesso em um local, provavelmente irá se destacar globalmente. Dessa forma, aproveite a internet para crescer em escala global.
4. Entenda o novo cenário competitivo
A internet está mudando a cada momento o cenário corporativo. Grandes empresas como Amazon estão implantando novos produtos e inovações de forma rápida, com o objetivo de atingir novos mercados. Os líderes digitais aproveitam a tecnologia para se tornar mais globais e identificar oportunidades internacionais.
1. Repensar a sua presença global
Nos dias atuais, as tecnologias digitais permitem que as empresas possam se globalizar intensivamente e com mais facilidade. Com a criação de equipes virtuais que colaboram remotamente, as companhias podem expandir para novos mercados, sem perder a agilidade. Há uma maior flexibilidade para contratar profissionais especializados, pois a área de recursos humanos pode usar plataformas online para realizar funções como essa.
As empresas que fornecem bens e serviços digitais podem ir ainda mais longe, entrando em novos mercados internacionais, sem estabelecer, necessariamente, uma presença física. O Netflix, por exemplo, criou um modelo de assinatura para streaming online, que permitiu ganhar clientes nos mais diversos países usando a tecnologia.
2. Intensificar as estratégias digitais de produtos e serviços
Algumas empresas que atuam em uma grande variedade de mercados globais oferecem seus produtos com personalizações que atendem às preferências dos consumidores locais. Para isso, é possível utilizar as ferramentas digitais para estudar o cliente. Grandes companhias como Facebook, Uber e Airbnb são bons exemplos de empresas que têm ampliado suas plataformas a fim de intensificar suas estratégias digitais.
3. Cresça
A transparência da informação oferecida pela internet demonstra que os consumidores de todo o mundo podem ver comentários instantaneamente. Se uma estratégia obtém sucesso em um local, provavelmente irá se destacar globalmente. Dessa forma, aproveite a internet para crescer em escala global.
4. Entenda o novo cenário competitivo
A internet está mudando a cada momento o cenário corporativo. Grandes empresas como Amazon estão implantando novos produtos e inovações de forma rápida, com o objetivo de atingir novos mercados. Os líderes digitais aproveitam a tecnologia para se tornar mais globais e identificar oportunidades internacionais.
Leia também:
» A sua empresa pensa digitalmente?
» Amplie a atuação do Marketing Digital da sua empresa