Busca
Agronegócio Gestão Operacional

Investir em publicidade no rádio dá retorno?

Não é preciso ser um especialista em Comunicação para ter, ao menos, uma resposta básica à pergunta que aparece no título deste artigo.

Quando você está no seu carro, dirigindo, muitas vezes parado no trânsito das grandes cidades ou, então, se deslocando entre regiões na estrada, qual o meio de comunicação com que você mais tem contato? É o rádio.

No entanto, quando o assunto é o retorno esperado para a publicidade da sua empresa, é preciso ir além dessa análise superficial.

Hoje é o Dia Mundial do Rádio e, por isso, falando nele, fazemos a seguinte pergunta: investir em publicidade no rádio dá retorno?

 

Vantagens de anunciar no rádio

Em um momento em que os holofotes estão voltados à alta tecnologia, geralmente as informações e notícias são focadas no crescimento dos dispositivos móveis, smartphones, smartwatches, smart TVs, etc.

No entanto, existe uma informação que, numericamente, é impressionante e diz respeito à penetração do rádio.

Levando em conta informações da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), mais de 88% dos lares do país possuem algum tipo de rádio – são mais de 200 milhões de aparelhos convencionais.

Se formos falar do exemplo citado no início deste artigo, são mais de 23 milhões de dispositivos em automóveis.

Ainda é necessário avaliar a presença da programação na internet – 80% das emissoras brasileiras já estão na web.

 

Como está o Marketing da sua empresa?

Público segmentado e multitarefa

Atualmente, quando se fala em publicidade e alcance, principalmente nas redes sociais, geralmente é feita referência à possibilidade de segmentar ao máximo o público receptor do anúncio.

Esse tipo de delimitação bastante rígida já existe há anos com o rádio. A audiência possui um perfil bastante definido – quem ouve música, quem participa de programas ao vivo, quem acompanha esportes ou se interessa por noticiário.

Essa segmentação pode (e deve) ser utilizada pelo empresário na hora de divulgar seu produto para uma audiência específica. E o departamento comercial das emissoras pode oferecer esses informes para sua análise.

Outra questão que faz do rádio um meio de comunicação poderoso é o fato de ser multitarefa: não é preciso estar sentado em frente ao aparelho acompanhando as notícias e anúncios.

Essa atividade acontece, na maioria das vezes, enquanto a pessoa executa outra tarefa – ou seja, o rádio está ligado o tempo todo!

 

Sobre o Dia Mundial do Rádio

Comemora-se hoje o Dia Mundial do Rádio porque, em 13 de fevereiro de 1946, aconteceu a primeira transmissão simultânea entre países diferentes (seis no total) do programa da United Nations Radio.

Essa homenagem existe desde 2011 para celebrar o versátil meio de comunicação – a data foi criada pela Unesco.

Viva o rádio!

Post ID: | Current Page ID: 5911

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.