Busca
Agronegócio Gestão Operacional

Agora é a hora certa de vender a empresa?



É uma realidade do empreendedorismo: nem sempre os negócios triunfam ou se sustentam. Por vezes, é necessário partir para outras oportunidades, novos projetos ou mesmo, se for o caso, uma aposentadoria. Assim, uma das alternativas viáveis e convenientes é a de vender a empresa(conseguindo uma injeção considerável de capital).

Contudo, a venda é um momento bastante delicado. Alguns cuidados são necessários e você deve levar em conta algumas considerações antes de finalizar o processo.

Não deixe de considerar os próximos detalhes e boa sorte!  

 

Não se esqueça da tributação

O ganho de capital conseguido com uma venda pode te ajudar com seus projetos para o futuro, mas não deixe de levar em conta a tributação que incidirá sobre a quantia. As porcentagens variam de caso a caso (diferenciando o ganho para pessoas físicas e jurídicas), então é muito importante que você inclua as taxas em seus cálculos para conhecer os valores líquidos aos quais terá acesso.

 

Prepare o seu negócio para a venda

Caso decida pela venda, todos os recursos e ativos que você acumulou ao longo da existência do seu empreendimento também farão parte da transição? Recomenda-se que você prepare inventários e planos detalhados sobre o que fará parte e o que será deixado de fora na venda, esclarecendo melhor o procedimento para os compradores e assegurando que você não tenha eventuais más surpresas.

Quanto aos seus clientes, o planejamento é ainda mais crucial. Como você irá avisá-los sobre as mudanças na administração? Eles estarão integrados aos novos caminhos do negócio? Tudo isso deve ser explicitado (e pensado).

 

Pense a transição em todos os níveis

Além dos ativos envolvidos, é indispensável que o procedimento de venda coloque em perspectiva a situação de todos os colaboradores envolvidos. O destino dos funcionários, por exemplo, precisa ser traçado: serão absorvidos pela nova administração? Deixarão o negócio junto com você? Permanecerão um período transitório, ajudando a nova equipe?

 

Atenção especial às sociedades

O seu empreendimento é uma parceria? Neste caso, a venda precisa ter uma estratégia ainda mais minuciosa. Caso os documentos originais da sociedade não incluam uma previsão de partilha em caso de transição, você deverá criar uma –e consultar todos os envolvidos, evidentemente. Além disso, deve se preparar para o caso de um dos sócios não concordar com a venda.

 

*

Está pronto para considerar todos os detalhes apresentados? Então talvez seja mesmo o momento de executar a transição.

Todo apoio é relevante no momento de vender a empresa. Conte com auxílio de consultorias jurídicas e não preencha nenhum contrato sem ter total conhecimento dos termos empregados.

 

 

Post ID: | Current Page ID: 6121

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.