Busca
Agronegócio Gestão Operacional

5 maneiras de como avaliar o ano da sua empresa

O encerramento de um ano é sempre um momento interessante para refletir de forma global sobre o período. Avaliar como foi o ano da sua empresa é uma ação bastante saudável para saber onde pisar nos próximos 12 meses seguintes.

Nesse período, é possível executar avaliações nos campos práticos e teóricos sobre sua atividade comercial, seu empreendimento, sua startup, etc.

Este artigo reúne 5 ações para saber avaliar como foi o ano da sua empresa, para dar entendimento de como foram as operações nesse período que está prestes a se encerrar – e para lhe inspirar para 2022.

1. Reflita e inspire-se

Antes de efetivamente se debruçar nas tabelas e documentos, é importante ter uma consciência mais reflexiva sobre o ano que se encerra.

Em meio à correria dos últimos dias de dezembro, poucas pessoas se dispõem a fazer uma pausa para refletir sobre o ano que passou. Elas, no entanto, desconhecem que esse balanço pode ajudá-las no crescimento profissional e pessoal.

2. Você cumpriu suas metas?

Tente se lembrar, lá de janeiro, dos primeiros momentos do ano de 2021, sobre quais eram as expectativas para o ano em curso.

Quais eram os objetivos para o período. Uma vez enumerados mentalmente ou, melhor ainda, de forma documental, vá direto ao ponto: afinal, quais metas foram cumpridas – quais não foram.

Não se deixe abater caso os resultados não tenham sido tão favoráveis – não se esqueça que estamos atravessando período de crise econômica e essa pode ser, também, a realidade de muitos outros empresários.

É claro: aproveite a reflexão para botar no papel as metas para 2022!

3. O que te agradou nos últimos 12 meses?

No âmbito das boas práticas, é fundamental elencar e tentar entender quais os benefícios foram colhidos de ações (pequenas ou não) feitas na empresa durante o ano.

Pode ser no âmbito do RH ou mesmo de procedimentos internos. Esses registros servem para saber exatamente onde se está pisando e, ao documentar, você tende a solidificar essa prática – evitando que caia no esquecimento.

4. Observe o mercado como um todo

Tenha você prosperado ou não em 2021, é fundamental observar como o mercado como um todo se comportou no período.

Isso engloba, inclusive, a concorrência. Outras empresas do seu ramo também registraram o mesmo crescimento ou, se for o caso, a mesma queda?

É importante entender que não se vive ilhado em um mercado competitivo e dinâmico.

5. Fale sobre os resultados com sua equipe

Positivos ou não, os resultados de avaliar como foi o ano da sua empresa podem ser compartilhados, em linhas gerais, com seus colaboradores.

Essas atitudes proporcionam transparência nas relações de trabalho, injetam motivação ou, se preciso, convidam os funcionários para um ano mais promissor e produtivo.

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>   Cadastre-se gratuitamente <<

Post ID: | Current Page ID: 3622

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.