Busca
Agronegócio Gestão Financeira

A melhor maneira de separar o seu dinheiro pessoal e o dinheiro do seu negócio

Quando você tem seu próprio negócio, é importante identificar com cuidado o que é dinheiro da empresa e o que é dinheiro pessoal. Afinal, se tem coisas que não se misturam bem, são as finanças pessoais e o caixa da sua empresa.

Manter essas coisas separadas trazem muito benefícios - desde simplificar as contas, até ajudar você a economizar. Neste artigo, você vai aprender como não misturar seu dinheiro pessoal e o dinheiro do seu negócio e como isso pode ajudar na gestão financeira do seu empreendimento.

Tenha uma conta PJ

Ter contas separadas para o seu dinheiro pessoal e o dinheiro da sua empresa é muito importante se você quiser manter sua vida pessoal e profissional separadas. Ao usar contas diferentes para seus negócios e finanças pessoais, você terá certeza de que seus ganhos e gastos estão sendo realizados de forma mais eficiente e segura.

Além de manter seu dinheiro separado, a conta dedicada à sua empresa possibilita um dos pilares fundamentais para o empreendedorismo: o crédito. As ofertas disponíveis para quem tem uma conta PJ são diferentes daquelas que as pessoas físicas têm acesso. Além disso, caso o empreendedor tenha apenas uma conta vinculada ao seu CPF, o acesso ao crédito se torna mais difícil por conta das avaliações de risco – que, para profissionais autônomos, são bastante rígidas.

Ter acesso a ofertas de crédito e outras diversas possibilidades oferecidas pelo sistema financeiro é um passo fundamental para garantir a saúde financeira da empresa.

CONTA PJ

Tem um negócio mas ainda não tem uma conta PJ?

Confira as vantagens de ter a sua!

Faça pagamentos separados

Sempre que possível, faça pagamentos separados para as despesas de seu negócio. Isso significa usar um cartão de crédito ou débito separado para pagamentos comerciais e usar outro para pagamentos pessoais.

Defina limites claros 

É importante definir limites claros ao usar o dinheiro de seu negócio. Por exemplo, não use o dinheiro de seu negócio para cobrir despesas pessoais. Prefira definir para si um "pró-labore", uma espécie de salário mensal que é pago para a pessoa que é proprietária da empresa.

A quantia é normalmente determinada com base nos resultados financeiros do negócio, mas também é possível variar consoante os serviços prestados. 

Use registros financeiros precisos

Para garantir que você mantenha o controle sobre seu orçamento, é importante manter registros financeiros precisos. Isso inclui registrar todas as despesas comerciais, receitas, pagamentos e transferências.

Ao fazer isso, você pode visualizar melhor o que está acontecendo em sua empresa e tomar decisões informadas com base em dados. Registros precisos ajudam a gerenciar os recursos financeiros de modo que você esteja sempre atento a qualquer possível crise.

Contrate um contador

Ter um contador experiente ajudará a manter o controle de seu orçamento e garantir que você esteja separando o dinheiro pessoal e o dinheiro do seu negócio da maneira correta. Esta figura também pode ajudar a gerenciar as obrigações fiscais, fornecendo conselhos sobre como pagar menos impostos de maneira legal.

Por fim, um contador pode ajudar o empreendedor a obter mais apoio financeiro, ajudando-o a acessar empréstimos de bancos ou outras fontes de financiamento.

NEWSLETTER

Quer ter acesso a diversos conteúdos exclusivos

e novidades que vão te ajudar a fazer seu negócio crescer ainda mais?

Como abrir sua Conta PJ

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Como deu para conferir, são várias as possibilidades de empréstimos para o MEI. Essa é uma ótima oportunidade para impulsionar e crescer com seu negócio, expandir suas operações e produtos.  

Entender qual a realidade do seu negócio é importante quando se pensa em solicitar um empréstimo. Além de ser possível se planejar para investir em novos produtos e serviços, abre caminho para que o empreendedor possa entender quais as oportunidades, atender mais clientes e fechar negócios cada vez melhores. 

Conheça o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeospodcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação FinanceiraCurso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Post ID: | Current Page ID: 4657

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.