Gestão financeira é um conceito que, cada vez mais, se constitui com um dos pilares fundamentais no desenvolvimento sustentável dos negócios.
Aproveite o início do ano para colocar em prática algumas medidas de gestão financeira para saber como economizar dinheiro em sua empresa.
1. Seu cliente está feliz?
Um consumidor insatisfeito deixa de comprar, não retorna ao estabelecimento e esse é o início de um perigoso ciclo de gastos no futuro – afinal, você está deixando de ganhar dinheiro.
Melhore seu atendimento, seus produtos, ofertas e treinamento do pessoal. Vai prevenir custos indesejados.
2. Economize internamente
Como estão os gastos do lado de dentro do balcão?
Custos com impressora, papel, sacolas, artigos de papelaria devem ser, literalmente, colocados no papel para uma revisão de sua necessidade.
Pesquisar novos fornecedores e aproveitar ofertas para comprar em grande quantidade podem ter resultados impressionantes já a médio prazo.
3. Conheça seus custos
Isso é primordial. Como é a movimentação de dinheiro em sua empresa. Quanto entra e, principalmente, quanto se gasta.
É impossível trabalhar qualquer proposta de gestão financeira se você não tiver pleno conhecimento desses valores. Utilize planilhas digitais para organizar esse fluxo e não pense duas vezes antes de consultá-las.
4. Estabeleça limites e metas
De posse de todo esse conhecimento financeiro das cifras do seu negócio, é hora de saber onde está pisando.
Estabeleça limites mensais (podem, até mesmo, ser semanais) de gastos para cada setor da sua empresa. E os respeite de forma extremamente rígida.
Por outro lado, também coloque metas que foquem na economia. Um exemplo pode ser relacionado a poupar um determinado valor mensal de dinheiro, que vai servir como incentivo para reduzir gastos em outros setores.
5. Estude sobre o assunto
Não fique, de maneira alguma, acomodado em suas atividades quando o assunto é a gestão financeira.
Tente pensar e estudar sobre o assunto sempre que possível. Nós reunimos aqui neste artigo 3 livros sobre finanças para aplicar no dia a dia da empresa. Dê uma olhada nesse material!