Busca
Agronegócio Gestão Financeira

Formas inteligentes de economizar nas despesas do seu negócio

Foto: Shutterstock

Se existe uma coisa que não sai da cabeça do pequeno empreendedor é a palavra dinheiro. A saúde financeira da empresa é, sem dúvidas, uma das maiores preocupações dos empresários, que muitas vezes precisam fazer cortes orçamentários bastante duros ou até mesmo ficar meses sem receber seu próprio salário.

No entanto, muitos empreendedores acabam perdendo ou dando a destinação errada a centenas ou milhares de reais todos os meses por não apostar em algumas práticas simples de economia. Isso não significa que você irá cortar investimentos em seu negócio, mas deixar de pagar caro por coisas que não são tão necessárias.

Em entrevista à revista norte-americana Entrepreneur, o empresário Scott Gerber, fundador do SimpleBusiness, uma espécie de comunidade para pequenos empreendedores, disse que a maioria dos donos de empresas não fazem ideia de quanto podem economizar se começarem a usar sistema e programas mais eficientes, além de outras táticas de economia de recursos.

Gerber aconselha que os empreendedores incluam essa otimização dos gastos ao mindset da empresa ao invés de esperar até um colapso financeiro. Se você quer apostar nessa prática para ajustar seus investimentos, confira sete táticas de economia nos negócios:

1. Pegue carona com os grandes
Sempre que possível, trabalhe com grandes companhias e tente negociar uma permuta de serviços ou compartilhamento de lucros em troca do uso da sua estrutura operacional e de vendas. Dessa forma, você conseguirá economizar um bom montante sem precisar sacrificar a qualidade do seu produto ou serviço.

2. Faça otimizações trimestrais
Um recurso ou ferramenta que era útil no último trimestre pode não servir mais o atual. Muitos empreendedores costumam fechar longos acordos de contratação ou comprar suprimentos a longo prazo por parecer mais econômico. No entanto, o efeito pode ser justamente o inverso. Por isso, evite esse tipo de prática e faça uma “faxina” orçamentária no mínimo uma vez por trimestre. Dessa forma você consegue rever o que está sendo de fato utilizado e o que é despesa vazia.

3. Use o poder da coletividade
Você com certeza já ouviu falar que a união faz a força, certo? Essa lógica também se aplica ao dia a dia do empreendedor. Procure outros pequenos empresários interessados em dividir a conta e a utilização de certos investimentos com você, seja para um sistema operacional, uma máquina ou energia. Dessa forma, o valor das despesas despencará no final do mês para ambos.

4. Não compre, alugue!
Ao invés de investir milhares de reais em uma nova ferramenta ou insumo, poupe o bolso da sua empresa e aposte no aluguel, principalmente se estiver na fase inicial do seu negócio. Depois, quando você já conhecer bem os benefícios desse recurso para a sua cadeia de produção, avalie o custo do investimento de compra a curto e longo prazo e entenda se vale a pena continuar no aluguel ou comprar um para o seu uso exclusivo.

5. Encontre alternativas criativas para processos tradicionais
Não é porque seu plano de negócios diz para fazer algo de uma certa maneira que você não pode buscar alternativas mais baratas e eficazes para os processos. Se para você é mais interessante terceirizar um determinado serviço ao invés de contratá-lo, faça uma boa analise do cenário e aposte nessa otimização de custos.

6. Use os benefícios oferecidos pelo cartão de crédito
Converse com o seu gerente do banco e entenda quais benefícios pode ter ao usar o cartão de crédito para os gastos da empresa. Além de serviços de concierge, descontos em seguros e prêmios, você pode acumular pontos no cartão e trocar por milhas para suas viagens corporativas e visitas aos clientes.

7. Negocie os termos de pagamento
Poucos fornecedores dirão não para um pagamento adiantado ou à vista e essa pode ser sua chance de barganhar descontos e melhores condições de compra. Além de economizar, você melhore sua reputação com seus fornecedores.

Leia também:
» Todas as dicas para ajudar o seu negócio a crescer

Post ID: | Current Page ID: 5925

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.