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Clientes inadimplentes: aprenda a lidar com essa categoria



Lidar com esse tipo de situação exige toda a delicadeza possível por parte do empreendedor, para que um contratempo não se torne um problema comercial.
 
Se a sua empresa está passando por esse tipo de situação, aprender a lidar com a categoria “clientes inadimplentes” irá ajudar. Veja dicas:
 
Política de cobrança clara
 
O fato de possuir uma empresa pequena não é desculpa para que os processos de recebimento dos clientes se torne um caos. É preciso ter uma política clara para lidar com pagamentos atrasados. Como empreendedor, tenha em mente: nesse momento você precisa ser firme sem ofender o seu consumidor, o que pode acabar com a sua tranquilidade. Por isso, dedique-se a estabelecer um processo padrão para que você consiga manter a lucratividade apesar desse tipo de contratempo.
 

Contato imediato
 
Entrar em contato com o cliente imediatamente no dia em que o pagamento atrasa é a atitude correta. Entretanto, o setor de cobrança deve fazer isso pelos meios corretos: um telefonema ou um encontro pessoal. Evitar e-mails ou recados nesse momento é essencial.
 
Durante a conversa, é essencial abordar as questões corretas. Questione:
 
 
1. Se houve algum problema com o trabalho entregue por você;
2. Se houve algum problema para realizar o pagamento;
3. Quando o pagamento será realizado;
 
Lembrete: é essencial manter a cordialidade durante esse contato. Ser educado e não fazer exigências descabidas vai ajudá-lo a manter o cliente fiel apesar da situação delicada.
 
Responsável de contas
 
Se mesmo após o seu contato o débito não for pago, procurar o setor de pagamentos da empresa pode ajudar. Ainda que em empresas pequenas essa área possa estar agregada a outras, busque o responsável específico por aquele pagamento. Isso vai permitir, inclusive, a criação de um relacionamento para a sua empresa. Sugira a criação de um cronograma de pagamentos específico para a sua companhia e trabalhe em parceria com o setor para criá-lo de maneira favorável ás duas empresas.
 
Quando o pagamento está atrasado há um tempo considerável é preciso elevar o nível e enviar uma carta formal indicando a data de pagamento e o valor dos juros acumulados. Não tenha medo de ser enérgico.

Previsão do inevitável
 
Em casos extremos, o cliente simplesmente desiste do pagamento. Nesse momento toda a disposição para manter o bom relacionamento já se extinguiu, mas um bom empreendedor não pode permitir que a questão se torne pessoal.
 
Entre em contato com a companhia devedora por meio de uma carta informando o não cumprimento do contrato e afirme que você não tem outra escolha a não ser interromper o fornecimento do serviço.
Em casos extremos, entre em contato com o advogado da sua companhia e tome as medidas legais cabíveis para que o pagamento seja negociado com as garantias mínimas de justiça e sucesso.

 

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