Busca
Agronegócio Gestão Financeira

4 sinais de que sua empresa é saudável

Foto: Shutterstock

Pensa em aumentar a sua empresa, mas está com medo de não estar forte o suficiente para uma expansão? Conheça a seguir os 4 sinais positivos que indicam que a sua empresa é saudável:

1. Os problemas têm soluções fáceis
Por mais que os problemas sejam grandes e inesperados, você consegue contorná-los de forma fácil e sem traumas. Por exemplo: quando as vendas de uma empresa aumentam, o fluxo de caixa diminui. Isso acontece porque o aumento dos custos surge antes dos resultados de vendas. A solução, nesse caso, seria usar uma reserva de dinheiro ou um empréstimo para o banco. Muitos empreendedores acreditam que essas medidas são aspectos negativos quando, na verdade, elas ajudam a dar um fôlego extra à empresa.

2. Investimentos
Uma empresa saudável sempre analisa os seus investimentos e a diversificação de produtos. Todos os empreendedores precisam desenvolver a capacidade de se adaptar a ciclos de negócio e, para isso, eles devem observar em que a empresa está investindo: novos produtos, novos mercados ou expansão da produção? Veja onde você precisa investir mais para que a sua empresa seja saudável e o dinheiro não seja gasto em coisas erradas.

3. Segurança
Os funcionários e sócios precisam estar confortáveis em suas funções, além de confiar em sua empresa. Entretanto, eles não devem estar acomodados: é preciso trabalhar com uma mistura de sentimentos, como motivação, contentamento e desafio. O jeito com que os seus funcionários veem a empresa e lidam com o serviço influencia no clima da organização e diretamente em sua saúde.

4. Rotatividade
Trocar funcionários muito frequentemente faz com que a empresa perca a sensação de time que é necessária para qualquer companhia. Além do mais, novos funcionários sempre exigem treinamento e, dependendo do tempo que você tem para atingir certas metas, eles podem mais atrapalhar do que ajudar.

 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.