O ano passou rápido, não é mesmo? Essa parece ser a impressão de todos nos corredores e escritórios, em grande parte dos ambientes profissionais.
Com o fim do ano chegando, chega também a hora de você pensar em alguns aspectos do gerenciamento e manutenção da sua empresa. Sua equipe terá um descanso no período? Você já pensou em aplicar alguma medida desse tipo?
Existem duas opções comuns para o caso: as férias coletivas e o recesso de fim de ano. Conheça mais sobre cada um deles e decida qual o melhor para o seu caso!
Férias coletivas
Como o nome indica, as férias coletivas são períodos de férias concedidos pelo empregador aos seus funcionários e são regidas pelo artigo 139 da CLT (a Consolidação das Leis do Trabalho).
Nas férias coletivas, todos os trabalhadores da empresa são beneficiados – ou, ao menos, todos aqueles de determinados setores ou partes do empreendimento. O período não pode ser menor do que 10 dias e deve ser comunicado aos colaboradores com, no mínimo, 15 dias de antecedência. As férias coletivas podem ser concedidas em dois períodos anuais.
Descontos
No caso das férias coletivas, é importante destacar que elas serão aplicadas mesmo aos colaboradores que ainda não possuem um ano na função, ou seja, que não completaram o período aquisitivo. Nesse caso, iniciarão um novo período de aquisição.
Para os servidores que já adquiriram férias, o período de férias coletivas será descontado, fazendo parte do total de 30 dias a eles que têm direito.
Recesso
O recesso é um benefício aplicado pelo empregador e consiste em liberar os funcionários, pagando-os de forma integral pelo período. Não acontecem descontos, como nas férias coletivas, e não existe prejuízo para o empregado.
Recessos partem de acordos internos, sendo simples de se organizar. Como são mais flexíveis, não apresentam regulamento, tampouco períodos mínimos ou máximos. A sua fruição é opcional, diferente das férias coletivas, que são colocadas de maneira compulsória.
Outra sugestão envolve um misto entre o recesso de fim de ano com o revezamento para atendimento de funções essenciais.
Mantenha a sua equipe motivada permitindo que eles passem os feriados de fim de ano juntamente de suas famílias. Caso o seu empreendimento necessite de funcionamento ininterrupto, organize revezamentos e plantões de maneira justa.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:
- conteúdos sobre educação financeira e facilidades para a sua empresa, como o Open Banking, Pix e demais meios de pagamento;
- oportunidades de negócios e parcerias;
- atendimento personalizado para apoiá-lo a expandir seus negócios para o mercado internacional;
- te auxiliamos a encontrar o seu novo estagiário aqui.