De muitas maneiras, treinamento é o segredo para o sucesso a longo prazo da sua força de trabalho. As oportunidades que funcionários recebem para se desenvolverem permitem que eles cresçam profissionalmente e avancem nas suas carreiras. Essas oportunidades também mantêm a sua companhia competitiva mesmo que o mercado esteja mudando e evoluindo.
Desde as lideranças mais antigas até o mais novo contratado, todo mundo se beneficia com um bom treinamento. Só tem um problema: a maioria dos funcionários odeia o treinamento que recebe. Há quem considera o treinamento recebido da empresa como perda do seu tempo.
Se esse for o caso da sua empresa, claramente existe uma falha entre o que o treinamento deveria ser e o que ele realmente é. Uma grande parte do problema é a crença de que um meio de aprendizagem serve para todos. Para proporcionar a melhor experiência de aprendizado possível, deve-se levar em consideração o que torna cada indivíduo único.
A seguir, indicamos 4 formas de descobrir que tipo de treinamento é melhor para a sua empresa:
1. Considere as diferenças entre as gerações
Quando levamos em consideração todas as mudanças sofridas pela educação, faz sentido que gerações diferentes preferem ser educadas de maneiras diferentes. Pessoas em diferentes momentos da vida preferem cursos que se adequem a seus estilos de vida. Adapte o treinamento para isso oferecendo opções que se adequem à vida dessas pessoas. Deixe o funcionário fazer a escolha.
2. Pense em todos os tipos de aprendizado
O material oferecido é essencial para engajar os seus funcionários. Se eles não conseguem se conectar ao material, a chance de a informação ser absorvida corretamente é bem menor. Algumas pessoas aprendem melhor “colocando as mãos na massa”, enquanto outras se dão melhor com mais liberdade. Ofereça aos seus funcionários diferentes maneiras possíveis de aprender. A chave aqui é oferecer, não impor.
3. Leve em consideração os pontos fortes e fracos dos times e indivíduos
O objetivo do treinamento é dar aos seus funcionários as habilidades e informações necessárias para eles darem o seu melhor nas organizações. No entanto, é preciso considerar que nem todos começam no mesmo nível ou têm os mesmos conhecimentos. Sabendo as áreas que de fato precisam ser aprimoradas, o treinamento se torna bem mais efetivo. Por exemplo, se a sua empresa recebeu novos softwares, todos os funcionários se beneficiariam com experiências e conhecimento básico do programa. Nesse caso, aprendizado em grupo talvez fosse uma boa escolha. Mas se seis meses depois alguns funcionários ainda estão se desentendendo com o software, treinamentos individuais os ajudariam a aprender. Desse jeito ninguém é obrigado a passar por treinamento desnecessário.
4. Peça a opinião dos funcionários
Um dos melhores jeitos de determinar a efetividade de um treinamento é receber feedback dos seus funcionários. Afinal, eles estavam na aula. Eles sabem se existem buracos no material, que informação estava confusa ou mesmo se o treinamento foi desnecessário. Além disso, perguntar mostra que a finalidade do treinamento é enriquecer os conhecimentos dos funcionários e não só enriquecer a empresa.