Em tempos de economia criativa e disruptiva, impulsionada pelos negócios digitais e pelas startups, o fenômeno dos coworkings (ou ambientes de trabalho compartilhados) também recebe considerável crescimento – em números e relevância.
Trabalhar em coworking deixou de ser uma opção das mentes mais jovens e revolucionárias, passou a ser uma opção sólida em economia, networking e eficiência que está, a cada dia que passa, mais inserida no cenário econômico das pequenas e médias empresas.
Esses ambientes são espaços modernos, altamente conectados, com estrutura para diversas salas comerciais/empresariais/criativas e locais para reuniões, palestras, exposições, etc.
Se você nunca considerou essa possibilidade, pode estar perdendo uma importante chance de otimizar alguns pontos de seu negócio e torná-lo mais moderno, sustentável e rentável. Aqui vão algumas dicas sobre as vantagens de trabalhar em coworking.
Coworking é muito mais que um escritório coletivo
Apesar de, em um primeiro momento, o termo coworking parecer apenas um espaço compartilhado de atividades profissionais, esse conceito vai muito além disso.
As possibilidades de existência desse tipo de local de trabalho se solidificaram com os avanços tecnológicos e as ferramentas colaborativas da internet. Sendo assim, o trabalho nos coworkings se beneficiaram desses avanços.
A computação na nuvem, por exemplo, 'imprimiu' modernidade no compartilhamento de arquivos, planilhas e acervos – o que fez com que todo notebook, tablet ou smartphone pudesse constituir, pelo menos um pouco, da sede da empresa.
Um ambiente onde o conhecimento é compartilhado
Dentre as vantagens de trabalhar em coworking está a facilidade com que o conhecimento transita entre as várias salas compartilhadas.
De que forma isso ocorre na prática?
Uma agência de publicidade, por exemplo, pode estar a poucos centímetros de uma empresa organizadora de casamentos e, logo ao lado, está um desenvolvedor de sites e webdesigner.
A rotina diária em um ambiente dessa natureza pode criar oportunidades de compartilhamento de conhecimento e, principalmente, uma intensa fonte de networking.
Coworking é mais barato?
Existem dois pontos de vista a serem analisados. Se sua empresa ocupa um espaço grande em um prédio comercial único, com alto aluguel e custos de manutenção, limpeza e ajustes, por exemplo, talvez trabalhar em coworking seja uma solução econômica.
Para chegar a essa conclusão é necessário analisar detalhadamente suas contas para saber se vale a pena mudança.
Por outro lado, se sua atividade pode ser desenvolvida de forma 100% remota, um exemplo de home office pode ser ainda mais econômico.
No entanto, alguns dados e especialistas apontam que, trabalhar em um ambiente como os coworkings proporciona uma divisão entre vida pessoal e profissional. Essa distinção é muito positiva tanto para os negócios quanto para o bem estar do empresário.