O momento de entrada em uma empresa é muito aguardado tanto pelo candidato quanto pela própria companhia. Depois de todo o processo seletivo, é hora de começar a trabalhar, certo? Na verdade, primeiro é necessário entender o sistema organizacional, e o onboarding de colaboradores deve ser o principal aspecto trabalhado nessa fase.
Neste artigo, vamos apresentar esse conceito e a sua importância, mostrando dicas para implementá-lo de maneira eficaz. Confira a seguir!
O que é onboarding e qual é a sua importância?
O onboarding reúne uma série de ações que visam à integração de um novo colaborador à empresa. O processo vai ajudar na sua adaptação, especialmente no que diz respeito à cultura e ao funcionamento organizacional. O objetivo é que ele tenha uma excelente performance desde o início de sua trajetória profissional naquele ambiente.
A importância do método está embasada na boa gestão organizacional, responsável por reter talentos, mas também por engajar um profissional no trabalho. Além disso, o negócio tem a possibilidade de moldar o comportamento do colaborador de acordo com a sua necessidade, diminuindo a chance de erro e focando na capacitação.
Como implementar o onboarding de colaboradores?
Para iniciar o treinamento de um recém-chegado, antes é preciso estruturá-lo. Confira a lista a seguir!
Escolha o mentor certo
O processo de onboarding é mais eficaz quando há um mentor designado para o profissional que entra na empresa. Portanto, assegure que a sua equipe esteja preparada para esse momento.
O mentor deve acompanhar a primeira fase de um novo colaborador, garantindo que ele se sinta seguro e motivado desde o começo. Logo, escolha alguém com habilidade para orientá-lo adequadamente.
Apresente a cultura
Essa é a hora de dizer ao funcionário tudo o que ele precisa saber sobre a organização para a qual foi contratado. Mesmo que o colaborador já tenha certo conhecimento, é sempre bom valorizar esse momento inicial para explicar algum detalhe, contar a história da empresa e seu posicionamento, assim como apresentar os profissionais-chave dessa trajetória.
Aproveite também para conversar sobre o futuro do negócio. Dessa forma, o profissional pode compreender melhor o que precisa fazer para desenvolver um trabalho de qualidade.
Planeje o primeiro dia
Já pensou se o contratado chega na empresa e não tem um computador à disposição? Ou se demora muito para que ele seja inserido em um projeto? Tenha a proatividade de planejar uma lista de tarefas para que o gestor possa aplicar.
Esteja com tudo pronto para a chegada dele: material e equipamento completo para a função, instrução de uso e tudo mais que julgar necessário.
Apresente a empresa de maneira geral
É importante que o colaborador conheça bem o seu local de trabalho, pois isso ajuda na sua familiarização. Mostre todo o espaço comum e esclareça qualquer regra a respeito da conservação do ambiente.
Além do espaço físico, também é necessário que ele compreenda os principais setores e suas funções. Aumente o nível de detalhamento da explicação de acordo com a proximidade que o profissional terá com a área.
Integre-o à equipe
Por último, mas não menos importante, foque na integração do novo membro. Apresente o grupo, promovendo um momento de desconcentração, a fim de que o ambiente seja propício para a socialização.
Isso ajudará a diminuir a barreira entre setores ou dentro da própria equipe. Assim, a chance de criar um grupo homogêneo é maior, o que impacta no desenvolvimento interno.
O onboarding de colaboradores pode e deve ser feito por empresas de qualquer tamanho ou segmento. Ele age diretamente no desempenho da equipe que, por sua vez, é responsável pelo crescimento organizacional.
Como dito lá no início do artigo, o momento que antecede o treinamento é a contratação. Que tal contar com a ajuda do Santander para encontrar o estagiário que pode ser o novo talento da sua equipe? Conheça o Programa Universitário-Empresas!