O voluntariado empresarial é uma ação realizada por empresas que visam estimular o envolvimento dos colaboradores em atividades voluntárias na comunidade em que estão inseridos ou que o negócio impacta diariamente. A prática permite que organizações reduzam problemas que afetam a sociedade e promovam maior qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Os programas internos, além de beneficiarem a sociedade, também são favoráveis para a empresa: organizações que investem no voluntariado têm colaboradores mais engajados com suas funções e possuem uma imagem positiva perante o mercado.
COMO A EMPRESA PODE PARTICIPAR
As empresas que desejam implementar programas de voluntariado na organização podem começar analisando com quais comunidades e causas podem trabalhar. Se os colaboradores estão alinhados com a missão do negócio, certamente estarão alinhados com a causa escolhida.
A partir da definição, a companhia pode buscar instituições de caridade ou voluntariado parceiras que trabalham com o tema, para estruturar a iniciativa e garantir sua efetividade e continuidade. As áreas responsáveis pelo desenvolvimento da ação serão a de recursos humanos e responsabilidade social – ou sustentabilidade.
Se a empresa está criando o programa, deve ter em mente que passará a ter um grupo de voluntariado interno, que irá discutir, planejar, organizar e divulgar as atividades, visitas e ações voluntárias. A participação de todos os colaboradores não será obrigatória, participam, apenas, os profissionais que se identificarem com a causa e se propuserem a integrar o time.
Estruturado, o anúncio do programa deve ser feito por meio de comunicações internas, mas, antes, toda liderança deve ter sido treinada acerca do tema, afinal, devem estar prontos para tirarem todas as dúvidas dos funcionários e mais: os estimularem a participar da iniciativa.
Feita a divulgação, a empresa deve tomar com responsabilidade trabalhar regularmente o tema de voluntariado em suas comunicações e campanhas, especialmente com exemplos reais da iniciativa, conscientizando os funcionários a respeito da importância de integrar um trabalho social.
ENGAJAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS
Os colaboradores que participam de ações de voluntariado enxergam a prática como uma motivação de darem o seu melhor dentro do ambiente de trabalho. A satisfação de ajudar o próximo reflete no desempenho dos profissionais, fazendo com que produzam melhor e com menos esforço. A empatia dos funcionários com a empresa também aumenta, reduzindo o turnover e o descontentamento com as atribuições.
Se o seu negócio trabalha com um dos dois setores ou pode ser adaptável a um meio mais sustentável, vale a pena fazer o teste: empresas que prezam pela sustentabilidade e qualidade de vida da população tendem a chamar mais atenção de potenciais consumidores.