A situação é comum no ambiente corporativo. Você precisa passar uma informação ou aviso para os seus colaboradores, tem que consultar seus colegas ou pedir algo para os funcionários, mas simplesmente não consegue abordá-los.
Chamar a devida atenção para uma conversa ou interação de qualquer tipo pode ser um desafio. Conheça algumas sugestões para abordar de maneira mais efetiva e chame mais atenção em algumas das situações mais frequentes.
Reunião com uma pessoa
Quando você está em uma reunião, cara a cara com apenas um colega, é muito importante demonstrar atenção antes de consegui-la para si. Faça referências ao que a outra pessoa disse, deixando claro que você ouviu muito bem. Comente sobre a lógica que lhe está sendo apresentada e tente não ser monossilábico ou frio demais. Alguns tipos de resposta nestas situações causam a impressão de arrogância.
No momento da sua contribuição, comece fazendo uma ponte entre a última coisa que lhe foi dita, mais uma vez demonstrando que escutou e prestou atenção.
Situação casual com uma pessoa
Você precisa falar com um colega, mas não agendou uma reunião e encontra ele no corredor da empresa. Inicie a interação afirmando que você precisava conversar justamente com ele. Também é interessante tentar capturar a atenção sugerindo que o que você vai dizer é do interesse dele. Daí em diante, seja objetivo, demonstrando que você valoriza o tempo do colaborador.
Não se esqueça de se certificar que a outra pessoa pode te ouvir naquele momento. Não há nada pior do que atrapalhar uma pessoa ocupada, o que certamente terá impacto na resposta dela para você.
Reunião coletiva
Falar para várias pessoas ao mesmo tempo pode parecer difícil, mas o segredo está em pensar no que elas têm em comum e basear sua fala nesse tema compartilhado. No caso da reunião retomar um assunto já discutido anteriormente, destaque o que foi consenso (não o que gerou conflito). Para dar início a uma conversa, procure a objetividade e comece a falar de maneira simples e direta.
Falta de acordo
Para o caso de uma discussão ou desacordo, evite ao máximo reforçar que discorda do seu colega. Deixe claro que entende o outro ponto de vista, mas quer compartilhar a sua visão sobre o tema. Não crie mais barreiras entre as duas partes que já não concordam sobre algo.
A raiz está em mostrar que você ouviu o que lhe foi dito, mesmo que não esteja de acordo. Este é o primeiro passo em direção à atenção dos seus colegas ao que você tem a dizer.