Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

Inteligência artificial no RH: veja aplicação prática

Quando pensamos em Inteligência Artificial (ou IA) aplicada a uma empresa, em geral lembramos de uma linha de produção automatizada, ou até mesmo do big data utilizado para a tomada de decisão. Porém, a Inteligência Artificial vai muito além disso.

Você pode encontrar uso para essa tecnologia em qualquer departamento de uma organização, inclusive no RH.

Não consegue imaginar como Recursos Humanos pode se beneficiar da Inteligência Artificial? Veja alguns exemplos que poderão ser aplicados ao seu negócio!

O conceito de Inteligência Artificial

Antes de partir para uma ideia de aplicação prática da Inteligência Artificial no RH, vamos esclarecer qual é o conceito por trás desse termo. Em resumo, IA é qualquer tecnologia desenhada para simular características da inteligência humana.

Você vai ver todo tipo de Inteligência Artificial, desde aquelas capazes de compor frases e manter conversas (os
chatbots) até as que realizam cálculos estatísticos e fazem previsões.

No mundo de Recursos Humanos, a Inteligência Artificial pode ajudar em diversas atividades, como no processo de recrutamento e seleção, retenção de talentos, reengenharia da estrutura organizacional, identificação de colaborador com potencial de liderança, entre outros.

Exemplos da Inteligência Artificial no RH

IA no processo de recrutamento e seleção

A Inteligência Artificial pode ser utilizada para identificar um potencial candidato a uma vaga, tanto de maneira ativa (pesquisando o perfil de usuários do LinkedIn, por exemplo) quanto de maneira passiva (filtrando os currículos recebidos).

A partir de um critério predeterminado pelo setor, a Inteligência Artificial identifica o profissional que apresenta os traços desejados. Dessa forma, você acelera o processo de recrutamento e seleção e aumenta a possibilidade de acerto na contratação.

No Brasil, a Gupy oferece um sistema que aplica IA nesse processo.

IA na retenção de talentos

A retenção de talentos é o conjunto de práticas para manter na sua equipe os colaboradores de alto potencial. A Inteligência Artificial é uma ferramenta importante, porque ela pode ajudar a coletar dados, analisar e entender a necessidade individual de cada profissional.

Assim, a empresa pode apoiar o colaborador no alcance de seu objetivo pessoal, mantendo-o satisfeito. Com o apoio desse recurso, a eficácia da retenção é muito maior do que simplesmente tentar adivinhar o que cada um precisa.

A 7waves é um exemplo de ferramenta de Inteligência Artificial com esse propósito.

IA na comunicação interna

Que tal utilizar uma atendente virtual para tirar dúvida da sua equipe em relação à política da empresa? Essa é uma alternativa dinâmica, mais alinhada com o perfil de jovens profissionais.

Também é uma maneira de 'desafogar' a equipe do RH, que gasta muito tempo no dia a dia atendendo telefonemas e respondendo e-mails para resolver questões simples. Com a tecnologia recente, você pode dar uma cara e um nome ao atendente para que ele seja visto como um elemento mais natural.

A InBot é uma empresa que cria atendentes virtuais. Se quiser exemplos para se inspirar, pense na Lu, atendente do Magazine Luiza, ou na Júlia, da TAM.

E então, está pronto para começar a aplicar Inteligência Artificial no RH?  Um número considerável de empresas já está apostando nela. Uma pesquisa feita pela Deloitte em 2017 com mais de 10 mil gestores do mundo todo (inclusive do Brasil), indicou que 41% já aplicam IA no RH.

Post ID: | Current Page ID: 6117

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.