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Quais estratégias de comunicação interna adotar?



Uma comunicação mais eficaz reflete em processos melhor conduzidos e mais produtividade. Uma extensa pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) traz números reveladores. Por exemplo, para 74% dos 500 profissionais entrevistados, a comunicação interna de uma empresa deve estar ligada aos objetivos do negócio como um todo.

Por isso, conjugar esforços entre profissionais de comunicação e de gestão é a palavra de ordem para quem projeta o crescimento. Neste artigo vamos conhecer as principais táticas utilizadas em Comunicação Interna. Vamos lá?

 

Valorizar a cultura organizacional

Destacar a cultura organizacional como ativo estratégico equivale a reforçar o espírito de grupo e a unidade nas ações das diferentes equipes. Significa também que as pessoas na empresa entendem a importância que os objetivos coletivos têm sobre as aspirações individuais.

Empresas com cultura organizacional consolidadas transmitem muito mais força em todas as suas ações, gerando mais confiança por parte de stakeholders em geral.

O princípio é relativamente simples: se as pessoas demonstram unidade e coesão em suas atividades, geram mais confiança nos bons resultados em suas atividades.

 

Utilizar ferramentas digitais

Organizações bem-sucedidas entendem melhor do que ninguém a importância de estarem atualizadas com os últimos recursos tecnológicos.

E a comunicação interna, particularmente, é uma das que mais se beneficiam da tecnologia. O Software as a Service (SaaS), que nada mais é do que a venda de softwares como serviço, abriram um amplo leque de possibilidades para facilitar o fluxo de informação.

O que antes dependia de um office boy para acontecer hoje pode ser solucionado com um simples arrastar de dedo na tela do smartphone. E o que isso quer dizer?

Em sentido amplo, quer dizer que se sua empresa utiliza ferramentas para facilitar a comunicação interna, estará à frente das que só contam, por exemplo, com o email.

O melhor de tudo é que uma boa parte dessas ferramentas são gratuitas. Google Hangouts, WhatsApp for Business e outros aplicativos podem ser baixados e utilizados sem nenhum custo.

De qualquer forma, caso as pessoas na sua empresa não tenham o hábito de utilizar essas ferramentas, inclua rotinas de treinamento para dar tempo de elas se familiarizarem com os novos recursos.

 

Mostrar o progresso em métricas

Nada mais motivador para uma equipe do que deixar claro o quanto estão avançando em relação aos objetivos traçados. Vamos supor que a meta é aumentar as vendas de um determinado produto em 10% no mês de agosto. Você poderá:

  • mostrar o desempenho do mesmo mês no ano passado;
  • informar semanalmente (ou diariamente) as vendas realizadas;
  • “destrinchar” grandes objetivos em metas menores, por tempo ou quantidade;
  • mostrar como a concorrência vem avançando.

 

Observe que, quanto mais claro estiver para as pessoas o que elas precisam fazer e o que devem atingir, maior será a motivação. Assim, estratégias de comunicação interna bem executadas são o passo inicial para que a mudança dentro de sua empresa reflita em resultados concretos.

Comunicar-se internamente com mais eficiência pode ser exatamente o que seu negócio precisa para crescer sem aumentar os gastos. Mas, para isso, você precisará cercar-se de muita informação. Garanta a continuidade do seu aprendizado assinando nossa newsletter para receber conteúdos em sua caixa de entrada.
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