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Você conhece os 3 principais erros na demissão de funcionários?

A rescisão do contrato de trabalho, dependendo da forma como é conduzida, pode se converter em um episódio conturbado, com consequências negativas tanto para o colaborador quanto para a empresa. Justamente por isso, é preciso conhecer os principais erros na demissão de funcionários.

Neste artigo, reunimos 3 deles e bem como uma alternativa para contorná-los, evitando a instabilidade que eles podem causar no decorrer do processo de desligamento. Acompanhe!

1. Não ser claro quanto ao que levou à demissão

Nada pior para o funcionário do que ser demitido sem saber o motivo por trás disso. Essa conduta dá margem para diversas interpretações negativas (como perseguição no trabalho) e pode tornar desgastante o processo de desligamento.

Em alguns casos, a pessoa é capaz até de difamar e desacreditar a imagem da empresa no mercado como forma de retaliação. Portanto, seja transparente sobre a razão que a levou à demissão (comportamento, desempenho, corte de cargos etc.).

Fora isso, quando necessário (em situações de negligência ou descuido na execução das atividades, por exemplo), fundamente a sua decisão apresentando quais foram as faltas cometidas e recordando as advertências e os feedbacks dados a respeito.

2. Deixar de comunicar a demissão em particular

Outro dos principais erros na demissão de funcionários é não comunicar o término das atividades do colaborador de forma particular, mas sim na frente de outras pessoas da equipe. Isso gera constrangimento, cria um ambiente hostil e estimula, inclusive, a animosidade entre as partes.

Como resultado, o ex-trabalhador pode até recorrer à justiça para ser indenizado por assédio moral, devido à exposição vexatória e aos efeitos negativos dela no âmbito físico e/ou psicológico.

Logo, ao comunicar uma rescisão, faça isso em particular e de maneira humanizada, demonstrando respeito pelo indivíduo e o trabalho que ele realizou na companhia.

3. Expor os motivos da demissão para os colegas do funcionário

Após o desligamento de um colaborador, o ideal é não expor para os colegas os motivos pelos quais ele não faz mais parte da organização. Além de antiético e desrespeitoso com a pessoa, essa atitude passa uma imagem negativa da gestão da empresa para os demais funcionários.

Isso provoca especulações e afeta a harmonia do ambiente de trabalho — tornando-o fonte de pessimismo e de constantes tensões entre subordinados e supervisores.

Portanto, o indicado é comunicar o afastamento à equipe, mas sem entrar em detalhes. Apenas reforce a importância de cada integrante para a empresa e mostre que é indispensável manter a motivação e o empenho a fim de gerar um clima saudável e produtivo para todos.

Como você leu, tendo ciência dos erros na demissão de funcionários e adotando medidas efetivas para evitá-los, será mais fácil fazer com que um eventual desligamento seja um processo menos problemático para todas as partes envolvidas.

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