Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

É preciso falar outro idioma para a internacionalização dos negócios?



Uma coisa é certa: levar seus negócios a patamares internacionais implica, imediatamente, no contato direto com um idioma que não será o português.

Em uma reflexão rápida, talvez estejam elencados nessas línguas: o inglês, o espanhol e, diante da ascensão comercial chinesa nos últimos tempos, o mandarim.

Agora fica a questão: é possível internacionalizar seu negócio se você não tem o menor conhecimento, por exemplo, da língua inglesa?

É sobre isso que vamos discutir neste artigo.

Ferramenta de sobrevivência

Na hora de exportar, importar e negociar em mercado internacional, o idioma inglês (muitas vezes chamado de “universal” no mundo dos negócios) passa a ser o código-chave dos processos.

E quando se fala do idioma, não estamos apenas nos referindo à linguagem falada, mas também à escrita, amplamente presente em documentos, formulários, guias e normas internacionais.

Colocando dessa forma, fica evidente que firmar um contrato em território estrangeiro, obedecendo às normas, regras e delimitações impostas e, ainda, estabelecendo uma relação lucrativa, sem o idioma, parece ser algo impossível.

Quer mais informações sobre importação e exportação? Clique aqui para se cadastrar gratuitamente em nosso portal e assistir nossa websérie Negócios Internacionais

Assessoria e tradução

No entanto, a falta do inglês ou outro idioma não corresponde a uma interrupção fatal e total em todas as chances de internacionalização.

Há sempre a oportunidade de contratar uma consultoria ou assessoria especializada nesse processo de comunicação. Obviamente, será preciso encontrar um profissional de extrema confiança, tendo em vista a delicadeza dos assuntos abordados.

Atendendo a esses requisitos, o resultado é que o procedimento de importação, exportação e negociação pode ser conduzido perfeitamente – é claro, no entanto, que a operação terá esse gasto extra com a consultoria e eventuais intérpretes.

Apoio exclusivo para clientes Santander

Clientes do Santander contam com o apoio do International Desk, uma rede de apoio integrada com outras unidades do Banco em todo mundo e com uma equipe multilíngue para te auxiliar em alguns detalhes na hora de fazer a ponte entre o Brasil e o país de destino.

Esse suporte também presta assessoria na abertura de conta corrente e a todos os detalhes financeiros referente às legislações internacionais, entre outras possibilidades.

Para ter acesso ao International Desk e conhecer as vantagens e possibilidades dessa consultoria, envie um e-mail para internationaldesk@santander.com.br.

O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Post ID: | Current Page ID: 1204

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.