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Design Thinking no RH: 4 pontos para começar a aplicar

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Já faz um tempo que a gestão de pessoas deixou de ser uma tarefa predominantemente burocrática e se tornou um componente fundamental da estratégia organizacional. Uma boa gestão de RH, portanto, requer metodologia para a construção de um pensamento estratégico.

Nesse sentido, muitos gestores têm adotado uma abordagem conhecida como Design Thinking, a qual pode trazer resultado concreto para a empresa.

Esse processo, que tem como princípio a inovação, visa estimular o agir e o pensar de maneira estratégica. O foco está no ser humano e na sua multidisciplinaridade.

Quer entender melhor o Design Thinking? Listamos a seguir 4 razões para implantá-lo na sua empresa. Acompanhe!

1. Encontrar soluções de maneira criativa e colaborativa

Uma das principais características da metodologia Design Thinking é o envolvimento das pessoas no processo.

Para isso, estimula-se:

  • a empatia, a fim de compreender o sentimento e os valores do público-alvo;

  • a receptividade, para que toda sugestão ou novo pensamento seja acolhido;

  • o otimismo, pois o procedimento estimula a crença de que tudo pode ser resolvido.

2. Tomar decisões mais acertadas

Enquanto processo, o Design Thinking segue algumas etapas que conduzem a uma tomada de decisão mais certeira. São elas:

  • imersão: é a fase do conhecimento do problema. A equipe busca uma aproximação do contexto do problema, por meio de entrevista, observação direta e busca de tendência, por exemplo.

  • análise: é o momento de analisar e fazer uma síntese das informações captadas.

  • ideação: é a hora de fazer um brainstorming, ou 'chuva de ideias'. O colaborador é estimulado a 'pensar fora da caixa', propondo uma solução para o problema com base nos dados coletados nas etapas anteriores.

  • prototipagem: esse é o momento de concretizar a ideia, juntando o melhor de cada proposta para criar um protótipo. O objetivo é validar as sugestões. Quando tiver um retorno positivo, o protótipo poderá ser efetivamente aplicado.

3. Ter uma visão sistêmica do setor

A ideia do Design Thinking é usar a singularidade de cada pessoa para compor um processo colaborativo. Ou seja, o resultado será um conjunto de abordagens amplas e criativas.

Dessa maneira, tem-se uma visão sistêmica do setor, trazendo uma solução integrada à estratégia da organização como um todo.

4. Estabelecer uma nova cultura organizacional

A cultura é o conjunto de hábitos, crenças e valores de uma organização, compartilhados entre seus membros. Uma cultura organizacional forte conduz a equipe a trabalhar em prol de um mesmo objetivo, transformando-a em agente para o crescimento.

Ao adotar a abordagem do Design Thinking, a empresa direciona sua cultura para o desenvolvimento da inovação. Isso ocorre por meio de um processo mais humanizado, no qual as ideias de todos são valorizadas.

Como vimos, o Design Thinking é uma estratégia inovadora para uma análise mais apurada da gestão de pessoas. Sua aplicação potencializa a capacidade do RH em contribuir para o resultado da organização, tornando-se um diferencial importante para o seu negócio.

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