O número de vagas de estágio cresceu 13,4% no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior. Entretanto, apesar do aumento na oferta, cerca de 3 milhões de estudantes ainda aguardam uma oportunidade de trabalho. Diante da grande procura por experiência no mercado, o empregador, muitas vezes, sente dificuldade em fazer uma contratação de estagiário eficiente.
Tendo em vista a importância de selecionar um estudante alinhado ao perfil da companhia e comprometido com a excelência profissional, elencamos práticas para uma boa avaliação do estagiário. Confira!
Defina o perfil
Para escolher o candidato mais adequado à expectativa da empresa, é importante estabelecer critérios objetivos de seleção de estagiário. Por isso, é indispensável traçar um perfil organizacional, determinando requisitos mínimos e parâmetros ideais para a ocupação do cargo oferecido.
Dessa forma, o empregador estabelece um filtro inicial e pode divulgar a vaga com as especificações desejadas, atraindo para o recrutamento aqueles que se adequam à exigência.
Avalie o currículo
A análise do currículo é indispensável para uma eficiente contratação de estagiário. Afinal, é por meio do documento que a empresa tem o primeiro contato com a experiência do aluno em sua respectiva área de estudo.
Observando o currículo entregue, o recrutador consegue identificar a aptidão do candidato para a ocupação da vaga e, dessa forma, selecionar aquele mais próximo ao perfil ideal estabelecido.
Vale lembrar que dados complementares como trabalho voluntário e curso extracurricular também são importantes para a análise. Eles indicam o conhecimento interdisciplinar do aluno.
Observe o nível de interesse
Após avaliar os currículos e encontrar bons candidatos, será necessário realizar entrevistas para conhecê-los de perto. Nessa fase do processo seletivo, é importante levar em consideração o nível de interesse de cada um deles.
Por meio de perguntas objetivas e subjetivas, verifique o seu conhecimento sobre a empresa e a sua disposição para aprender. Isso auxilia na identificação do grau de comprometimento do estudante e contribui para a futura retenção e formação de talentos.
Analise o perfil comportamental
Quanto maior a afinidade do candidato com os valores da empresa, maior é a possibilidade de desenvolver uma parceria sólida e constituir um vínculo de identidade, cooperação e aprendizado com a organização.
Para selecionar um estagiário com essa virtude, trace um perfil comportamental durante a entrevista, observando perspectivas de vida do estudante e os princípios que ele carrega.
Contratar um estudante para compor a equipe não é tarefa fácil. Diante da grande procura por oportunidade no mercado, e tendo em vista a necessidade de selecionar um perfil alinhado ao propósito do negócio, o empregador deve realizar um processo seletivo criterioso.
Para fazer uma boa contratação de estagiário, é indispensável avaliar competências técnicas e comportamentais. Assim, a escolha vai atender à expectativa da organização.
Você sabia que o Santander conta com um programa que ajuda a empresa a ter um estagiário durante 4 meses? Confira a proposta e veja as possibilidades para o seu negócio!