Onde há pessoas, inevitavelmente surgem desentendimentos. Por isso, a necessidade de resolver conflito entre colaboradores é uma situação comum, que causa desgaste ao gestor e uma queda no nível de produtividade da equipe. No entanto, é possível evitar esse problema ou, pelo menos, facilitar sua solução.
O fato é que qualquer empresa reúne pessoas com formações completamente diferentes. Nem sempre a resposta à presença de divergência é madura e racional, o que torna o conflito uma realidade incontornável. Quando essa situação é gerida da melhor forma possível, toda a equipe aprende com ela, o que favorece o crescimento organizacional.
Quer saber como encaminhar esse tipo de situação? Selecionamos algumas dicas que podem ajudá-lo. Confira o artigo e descubra como evitar que esse problema divida a sua equipe e cause um grande transtorno no seu negócio.
5 dicas para resolver conflito entre colaboradores
É possível trabalhar com a resolução de conflito pensando tanto na prevenção quanto na solução. Selecionamos 5 dicas que ajudam nos dois aspectos. Acompanhe!
Estabeleça um código de conduta
O código de conduta estabelece uma diretriz para o comportamento do colaborador. Ele sabe o que a empresa entende como aceitável ou inaceitável e pauta suas ações em relação à clientela, à equipe de trabalho, aos fornecedores ou a qualquer outro stakeholder de acordo com essa norma.
Portanto, quando existe um código de conduta claro, há uma chance menor de surgimento de conflito por divergência relacionado a comportamentos ou processos. Esse é um mecanismo de prevenção muito importante para a empresa, que contribui para o engajamento dos funcionários.
Desenvolva a habilidade de escuta ativa
Ao ouvir um colaborador, pratique a escuta ativa. Independentemente de o conflito ser com um gestor ou com outro colega de trabalho, deixe que a pessoa narre sua perspectiva dos fatos sem interromper, criticar ou inibir sua sinceridade de qualquer forma. Fique atento e observe possíveis contradições, bem como diferentes interpretações de um mesmo episódio.
Depois desse processo, você terá uma visão ampla da questão. Será possível identificar o motivo da divergência e apontar um eventual equívoco de interpretação ou falhas reais que tenham acontecido nessa situação. Dessa forma, a probabilidade de que a intervenção leve as duas partes a um consenso é maior. ?
Tenha empatia
Coloque-se no lugar de quem está relatando um conflito. Tente entender a situação a partir do ponto de vista dessa pessoa, considerando o impacto que um fato causa na rotina dela. Isso ajudará você a ter uma dimensão exata do problema e de como argumentar para chegar a uma solução.
Busque soluções com a lógica do ganha-ganha
Em diversas situações, é possível chegar a um meio-termo, sempre levando os dois lados a perceberem que ambos podem ceder um pouco para aproveitar o melhor de cada ponto de vista e chegar a um resultado bom para todos. Essa é uma lógica conhecida como ganha-ganha, e utilizá-la nessas situações é muito efetivo.
Tenha em mente os objetivos estratégicos da empresa
Nem sempre é possível chegar a um consenso. Como gestor, será necessário tomar uma atitude que agrada apenas a uma das partes. Nesse caso, mostre que a sua decisão está considerando a alternativa mais alinhada aos objetivos estratégicos da empresa. Eles devem se sobrepor a questões pessoais, tendo em vista o sucesso do negócio e garantindo o bem de todos.
Essas práticas criam um ambiente favorável à discussão respeitosa. O grupo se sente compreendido pelo gestor e, ao mesmo tempo, desenvolve a empatia em relação a outros membros da equipe. Dessa forma, a confiança se torna o sentimento que permeia o relacionamento interpessoal no ambiente corporativo, favorecendo a colaboração e tornando a tarefa de resolver o conflito entre colaboradores menos desgastante.
A gestão de pessoas é um grande desafio, mas ao construir progressivamente uma cultura colaborativa pautada em valores sólidos e no respeito, o desgaste relacionado à solução de conflito entre os colaboradores tende a ser reduzido.
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