Acho que todos nós concordamos em uma coisa: ninguém quer ser um chefe ruim, não é mesmo?
No entanto, o dia a dia do trabalho, os desafios e demandas excessivas e as situações naturais que podem surgir nesse ambiente podem render essa percepção por parte dos colegas de trabalho – tanto abaixo quanto acima de seu cargo.
Pensando na proposta de melhorar sempre, reunimos aqui medidas para ser um chefe melhor. Trata-se de um conjunto de boas práticas e reflexões que podem trazer bons resultados a médio prazo em seu desempenho como gestor.
1. Não ordene, lidere!
Poucas equipes gostam da postura de um verdadeiro ditador no ambiente de trabalho. Ordens secas e arbitrárias costumam a ter efeitos negativos – a tarefa até chega a ser feita, porém, o descontentamento tende a colocar um ar tóxico na rotina do setor.
Um líder deve ser inspirador. Deve propor os desafios e conectar a vontade dos colaboradores a cumprir essas medidas – dê a entender que o bem gerado com essa atividade será de interesse de todos.
2. É hora de começar a ouvir
Já fez a seguinte reflexão: será que estou ouvindo as pessoas ao meu redor. E isso pode ser colocado em modo geral e não apenas nos negócios. Mas vamos focar no profissional.
Tente visualizar em sua conduta diária se você está dando chance de seus colegas de trabalho falarem o que pensam.
Não engula a pró-atividade com suas palavras. Dê a chance dos empregados se manifestarem sobre qualquer demanda do escritório. Sua gestão certamente será vista de forma mais participativa.
3. Enxergue os pontos positivos
Um funcionário que se atrasa constantemente deve ser, sim, informado sobre essa prática. No entanto, o oposto também deve ser feito.
Tente enxergar e se manifestar sobre pontos positivos de sua equipe. Assiduidade, eficiência, boas ideais. Essas virtudes devem ser notadas.
Inclusive, pode ser o caso de providenciar algum tipo de incentivo interno a essas pequenas atitudes.
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4. Aceite ajuda de outros
O fato de estar ocupando um cargo de chefia não significa que você é algum tipo de ser supremo que esteja imune a erros e dúvidas.
Elas vão aparecer – e, até mesmo, em maior escala.
Nesses momentos, é fundamental ter e apresentar humildade para encarar esses obstáculos. E se algum colega de trabalho oferecer ajuda, dê ouvidos e aceite sugestões.
Além de constituir uma oportunidade de resolução do problema, ainda vai mostrar a transparência de sua gestão.